Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

COMO MEDIR UM TERRENO E FAZER SEU ESBOÇO?



Como medir um terreno?


Para dar início aos projetos de uma edificação é necessário sabermos as medidas do terreno, portanto, utilizamos as trenas, que servem para medir distâncias longas e até mesmo pequenos objetos. Por isso, vamos mostrar que não existe “a melhor” e sim o tipo mais adequado para cada necessidade.


  • Trena Longa

- Usada para medir grandes distâncias, como áreas externas de edificações, terrenos, garagens, locais abertos e fechados.


- Geralmente, são feitas com fibra de vidro, garantindo flexibilidade e exposição a chuva, sol e poeira.


- Seu tamanho varia entre 15 e 100 metros, sendo centímetros e milímetros as medidas representadas na parte inferior da fita, e na superior temos a medida por polegadas.


  • Trena Curta ou Manual

É o tipo de trena mais conhecido, podendo ser chamada de “trena de bolso” devido a facilidade de transporte e manuseio.


- É utilizada para determinar pequenas distâncias, paredes e objetos.


- Normalmente feita de material metálico.


- Tamanho entre 3 e 8 metros.


  • Trena Laser ou Digital

- Este modelo possui a mesma função da trena longa, ou seja, medir longas distâncias. Porém com ela não é necessário percorrer todo o espaço para medição, uma vez que é feita por meio do laser e o resultado aparece no visor.


Ademais, podem determinar área e volume, algumas conseguem fazer isso até mesmo com a presença de obstáculos.


Como criar um esboço?


O esboço se inicia após uma conversa bem detalhada com o cliente sobre suas principais expectativas para o projeto, e também, depois de ter feito um levantamento de medidas do terreno ou da edificação existente, em caso de reforma.


Os desenhos de esboço são os primeiros traços e representações da ideia, por serem feitos, geralmente, em programas de computador, podem acompanhar as diversas mudanças que podem ser pedidas durante o caminho.


Sendo assim, ele é apenas o primeiro passo, então não tem e nem se faz necessário muito rigor técnico, mas é muito importante para representar proporções, prever erros futuros no processo e expressar as ideias iniciais. No entanto, a partir dele é que se materializa a obra, no começo, por meio das linhas para formarmos os cômodos e depois analisarmos as dimensões e nortear o que será feito naquele ambiente na etapa do projeto arquitetônico.

Para você que quer saber mais sobre como aproveitar o máximo seu terreno, passando por levantamento de medidas, esboço e projetos, entre em contato conosco.




63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo