Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

PROJETO DE TERRAPLANAGEM: O QUE É, COMO FUNCIONA E QUANDO É NECESSÁRIO?



Com certeza você já ficou em dúvida sobre o que fazer em relação a declividade, o nível ou a inclinação do solo. Esses pontos de atenção podem ser identificados antes do início da fase de projetos, de forma que, na maioria dos casos são observados durante a compra do terreno. A técnica de terraplanagem pode ser a solução para adequar o terreno, de forma aumentar a área útil de acordo com a necessidade do futuro morador.


Importância do solo


O solo é parte fundamental em uma obra de engenharia e as suas características ditam também as características da edificação a ser construída. Facilitadores e dificultadores são identificados nas propriedades do solo como nível, inclinação e suas propriedades físicas.

Com isso uma das maiores dificuldades em uma construção pode ser a declividade do terreno em que ela será realizada. Para superar essa dificuldade, em obras que necessitam de um terreno plano, a terraplanagem se faz um aliado importante de engenheiros e arquitetos.


O que é terraplanagem?


A terraplanagem é basicamente a técnica de retirada de solo e correção de imperfeições do terreno. Para realizar as mudanças necessárias, são utilizadas retroescavadeiras, pá carregadeira e tratores de esteira.


E quanto isso pode custar?


Os custos desta técnica podem ser elevados, caso o engenheiro responsável não se atente aos detalhes e não consiga encontrar um equilíbrio entre corte e aterro, no objetivo de diminuir as movimentações de terra, além disso, variáveis como distância do bota fora, tipo do terreno e condições climáticas podem influenciar no preço final. Por conta disso, a escolha do terreno é um ponto crucial no custo final da obra. A terraplanagem, em casos muito complexos, pode ter um custo perto de 1/5 do valor total investido na obra como um todo.


Está pensando em construir ou reformar? A Ideal pode te ajudar. Entre em contato conosco!


Ideal, mais que projetos. Sonhos realizados!


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo