Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

QUAIS OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ALTERNATIVOS E COMO PODEM IMPACTAR NA NATUREZA?



Atualmente, há uma maior conscientização a respeito dos impactos da construção civil na natureza. Devido a isso, foi desenvolvido materiais alternativos para reduzirem esses impactos.


Materiais alternativos são aqueles que exercem a mesma função dos materiais convencionais, porém são feitos de forma mais sustentável, utilizando de matérias primas recicladas, recursos renováveis e novas tecnologias. Alguns exemplos são: tintas minerais, telha ecológica, lâmpadas de LED, cimento e tijolo ecológicos.


  • Tintas minerais: são feitas à base de terra e não utilizam do petróleo, como as tintas comuns, reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente ao extrair um recurso não renovável.



  • Telha ecológica: é composta predominantemente por plástico, papel e metal, todos vindos da reciclagem. Possui uma boa durabilidade e resistência, além de deixar o ambiente mais fresco, por refletir a luz do sol com seus componentes.




  • Lâmpadas de LED: estas possuem maior eficiência que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Embora ainda tenha um custo mais alto, ela reduz consideravelmente as contas de luz, não emitem radiação ultravioleta e infravermelha e não esquentam o ambiente.




  • Cimento ecológicos: é feito através da reciclagem de resíduos de obras, ou seja, reutilização de telhas, tijolos e o próprio contrato. A utilização desse cimento, conhecido como CPIII, reaproveita cerca de 70% dos resíduos gerados em obras.



  • Tijolo ecológico: composto por areia, resíduos de construção, água e cimento (ecológico ou não), este tipo de tijolo não precisa ir ao forno, reduzindo a queima de madeiras. Além disso, reduz o gasto de argamassa e ferro, devido ao seu formato estratégico.


A utilização de materiais de construção alternativos estão sendo cada vez mais comuns em todo tipo de obra, porque além de sustentável, traz mais personalidade e qualidade de vida.


Gosta desse tipo de conteúdo? Acesse https://www.idealjr.com/blog para mais curiosidades e dicas na área da construção civil.


335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo