QUAL A IMPORTÂNCIA DE BUSCAR SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS?
Buscar
  • Ideal Consultoria

QUAL A IMPORTÂNCIA DE BUSCAR SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS?


Fonte: www.revide.com.br

Apesar de ser algo comum nos dias de hoje, as indústrias, junto a todo o seu maquinário, são historicamente recentes, surgindo no século XVIII, época da Primeira Revolução Industrial. Tempos depois, diversos avanços da tecnologia impulsionaram o crescimento das indústrias e o desenvolvimento de técnicas de produção em massa devido à eficácia desses sistemas de produção, mesmo que temporariamente.

Ao final do século XX, constatou-se que o grande crescimento das indústrias sem nenhum controle de dano ambiental trouxe grandes consequências, entre elas um “buraco” na camada de ozônio, o aumento da temperatura média do globo terrestre (efeito estufa), desaparecimentos de componentes da fauna e da flora e a redução das florestas, dentre outros. Diante dessa situação alarmante criada pela própria humanidade, percebeu-se que era necessário zelar pelo planeta e, principalmente, pelos recursos naturais por ele fornecidos. Era necessário criar uma maneira de continuar progredindo sem destruir o meio vivente, nascendo assim, o conceito de sustentabilidade. Este conceito nada mais é do que a fornação de um conjunto de ideias e estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas, a fim de garantir a sobrevivência das futuras gerações bem como uma qualidade de vida satisfatória.

No aspecto empresarial, ainda que longe do ideal, tem-se conseguido atingir resultados positivos das empresas. Contudo, apesar dos estímulos/restrições mundiais e governamentais, algumas empresas ainda têm dúvidas quanto à necessidade da adoção de práticas sustentáveis em seus processos e outras ainda argumentam que tal esforço demandaria muito tempo e trabalho.

Quando se fala em mudança de hábito dentro de empresas, tem-se a afirmativa de que não é algo fácil de ser implantado, o que ainda é mais difícil para empresas que já estão há mais tempo no mercado e com processos bem estruturados. Apesar de levar algum tempo, por meio de uma mentalidade sustentável instaurada os impactos nos procedimentos e no caixa da empresa seriam logo notados, ainda que a longo prazo.

Além disso, é valido ressaltar que o desenvolvimento sustentável também significa otimizar recursos, economizar com custos de produção como, por exemplo, investir em fontes energéticas limpas, que trarão lucro a médio/longo prazo, substituir equipamentos antigos, impactando diretamente no consumo energético, que também dará lucro a médio/longo prazo.

Em aspecto social, a rejeição por empresas que não pensam no meio ambiente tem-se mostrado uma crescente, optando na maioria das vezes por empresas que exercem sua responsabilidade ambiental. Assim, além ganhar com a redução de custos de operação, é atribuído valor e respeito à imagem da empresa que exerce o seu papel.

Sem dúvidas, a maior barreira é a implementação de padrões que garantirão uma sustentabilidade sistemática e não de apenas um ou outro processo dentro da organização. Assim, cabe às empresas seguirem os exemplos das grandes corporações que já vem tendo sucesso nesse campo tão importante, adequando metodologias de sucesso aos seus processos. Investimentos em sustentabilidade diferenciam os negócios no mercado, trazendo melhorias não só para empresa e sociedade, mas para o que mais importa, o meio ambiente.

Autor: João Ângelo Rossoni

0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Siga-nos!