PROJETO SPCIP
O QUE É?
O Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico envolve a distribuição e o dimensionamento dos sistemas de hidrantes, iluminação de emergência, sinalização, extintores e alarmes. Nele são previstas todas as medidas protetivas necessárias, dependendo do seu grau de risco, que por sua vez depende do uso, ocupação, altura, área total e outros condicionantes.
O Projeto Técnico (PT) é utilizado quando a área total for acima de 750m²; para edificações com altura superiores à 12m; locais de reunião de público acima de 100 pessoas; projeção de sistema hidráulico de combate à incêndio ou isenção de medidas de separação entre edificações ou áreas de risco.
PROJETO TÉCNICO (PT)
O Projeto Técnico de Eventos Temporários (PET) é o licenciamento necessário para os eventos temporários.
PROJETO TÉCNICO DE EVENTOS TEMPORÁRIOS (PET)
O Projeto Técnico Simplificado (PTS) é aplicado quando as edificações não se enquadrarem nos requisitos para PT ou PET ou nas edificações e áreas de risco dispensadas de licenciamento e também para edificações com área acima de 200 m² até 750 m².
PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO (PTS)
POR QUE SUA CONSTRUÇÃO PRECISA DE UM?
O SPCIP é essencial para tornar a edificação mais segura combatendo o início do incêndio e possibilitando a fuga dos ocupantes, visando minimizar os danos da edificação e um abandono rápido e seguro. Além disso, o projeto definirá com precisão os equipamentos de segurança necessários para o local, proporcionando uma economia financeira.
Além disso, ele é exigido pelo Corpo de Bombeiros Militar para edificações coletivas, sendo necessário a certificação de Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).