fundo-incêndio.png

PROJETO SPCIP

O QUE É?

O Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico envolve a distribuição e o dimensionamento dos sistemas de hidrantes, iluminação de emergência, sinalização, extintores e alarmes. Nele são previstas todas as medidas protetivas necessárias, dependendo do seu grau de risco, que por sua vez depende do uso, ocupação, altura, área total e outros condicionantes.

O Projeto Técnico (PT) é utilizado quando a área total for acima de 750m²; para edificações com altura superiores à 12m; locais de reunião de público acima de 100 pessoas; projeção de sistema hidráulico de combate à incêndio ou isenção de medidas de separação entre edificações ou áreas de risco.

PROJETO TÉCNICO (PT) 

O Projeto Técnico de Eventos Temporários (PET) é o licenciamento necessário para os eventos temporários.

PROJETO TÉCNICO DE EVENTOS TEMPORÁRIOS (PET) 

O Projeto Técnico Simplificado (PTS) é aplicado quando as edificações não se enquadrarem nos requisitos para PT ou PET ou nas edificações e áreas de risco dispensadas de licenciamento e também para edificações com área acima de 200 m² até 750 m².

PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO (PTS) 

POR QUE SUA CONSTRUÇÃO PRECISA DE UM?

O SPCIP é essencial para tornar a edificação mais segura combatendo o início do incêndio e possibilitando a fuga dos ocupantes, visando minimizar os danos da edificação e um abandono rápido e seguro. Além disso, o projeto definirá com precisão os equipamentos de segurança necessários para o local, proporcionando uma economia financeira.

Além disso, ele é exigido pelo Corpo de Bombeiros Militar para edificações coletivas, sendo necessário a certificação de Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).