PROJETO ESTRUTURAL

O projeto estrutural determina os elementos que essencialmente compõem as edificações (fundação, pilares, vigas e lajes). A partir do projeto arquitetônico e estudos do solo define-se a melhor alternativa estrutural, visando garantir segurança, conforto, economia e a durabilidade da obra.

O projeto possui 4 fases básicas. A concepção, onde é estudado o conceito da estrutura com base nos projetos anteriores, o pre-dimensionamento, onde são previstas posições de alguns elementos estruturais, o dimensionamento, onde são feitos os cálculos levando em conta os esforços solicitantes e o detalhamento, onde é detalhado cada um dos elementos estruturais presentes.

Auxiliado por normas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980) e por softwares na fase de dimensionamentos, o engenheiro leva em consideração diversas condições para o dimensionamento de todos os elementos, dentre elas as mais importantes:

- a resistência do concreto;
- o clima;
- a ação do vento;
- cargas permanentes;
- cargas acidentais.
 

projeto estrutural

Após isso, confere-se os cálculos para evitar peças superdimensionadas e então o engenheiro pode realizar o detalhamento de todos os elementos.

 

Como foi possível perceber, esse é um processo que necessita de profissionais no ramo para ser realizado da forma mais otimizada e detalhada, evitando gastos desnecessários na obra e tornando possível a economia na construção.

Siga-nos!

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon