fundo-estrutural.png

PROJETO ESTRUTURAL

O QUE É?

O Projeto Estrutural determina, dimensiona e detalha os elementos estruturais que essencialmente compõem as edificações: fundação, pilares, vigas e lajes. Composto por 4 fases básicas (concepção, pré-dimensionamento, dimensionamento e detalhamento), esse projeto é realizado a partir do Projeto Arquitetônico e de estudos do solo, onde define-se a melhor alternativa estrutural, sempre visando garantir a segurança, o conforto, a economia e a durabilidade da obra. 

A concepção consiste no estabelecimento de um arranjo adequado dos vários elementos estruturais do edifício, de modo a assegurar que serão atendidas as finalidades para as quais foi projetado.

CONCEPÇÃO 

O pré-dimensionamento consiste em uma estimativa inicial das dimensões dos elementos estruturais. O pré-dimensionamento é necessário para que se possa calcular o peso próprio da estrutura.

PRÉ-
DIMENSIONAMENTO 
DIMENSIONAMENTO 

O dimensionamento é realizado com o auxílio de softwares e de normas, são feitos os cálculos baseados em diversas condições (cargas, vento e outras) que influenciam nas dimensões dos elementos e na quantidade de materiais necessários.

DETALHAMENTO 

No detalhamento são detalhados cada um dos elementos estruturais que foram dimensionados. Nele constam todas as informações que serão necessárias para uma execução segura.

POR QUE SUA CONSTRUÇÃO PRECISA DE UM?

O Projeto Estrutural proporciona segurança para você e para as outras pessoas ao seu redor. Porém, além disso, você terá economia na compra dos materiais ao ter em mãos as exatas quantidades de aço e concreto necessárias e também a garantia de durabilidade da obra, evitando a existência de trincas, rachaduras e outras patologias ao longo do tempo.