fundo-orçamento-e-memorial.png

ORÇAMENTO DE OBRAS E

MEMORIAL DESCRITIVO

O QUE É?

O Memorial Descritivo é um documento que contém todas as características do imóvel que será construído, especificando detalhadamente as informações sobre ele e os materiais que serão utilizados na construção.
 
A partir dos projetos de uma edificação e com o auxilio do seu memorial descritivo, o Orçamento de Obras é elaborado. Nele são previstos os custos com materiais, mão-de-obra, impostos, máquinas e equipamentos a serem gastos desde a fundação até o acabamento de acordo com as especificações técnicas de cada cliente. Esse é o estágio final do processo de formação do preço e passa pelas etapas de estudo das variáveis e da composição de custos.

O estudo das variáveis é a etapa que consiste em um levantamento de todas as informações sobre a construção e tudo que possa gerar custos. Engloba  profissionais, materiais, documentos, entre outros.

ESTUDO DAS VARIÁVEIS 

A composição de custos é a etapa que consiste no cálculo dos quantitativos e obtenção de seus respectivos valores unitários. É importante se atentar aos dois tipos de composição de custos, o custo direto (associado aos serviços no canteiro de obras) e o custo indireto (relacionados com a formalização).

COMPOSIÇÃO DE CUSTOS 

POR QUE SUA CONSTRUÇÃO PRECISA DE UM?

Alguns dos benefícios que o Orçamento de Obras pode acarretar para a construção, são:
  • Redução de custos com materiais;
  • Facilidade de um planejamento de obra;
  • Menor desperdício;
  • Maior domínio e controle frente a obra;
  • A estimativa de quanto será preciso investir.