fundo-arquitetônico.png

PROJETO ARQUITETÔNICO

O QUE É?

Projetar a construção com o máximo de conforto é o fundamento base do Projeto Arquitetônico. Nele, analisa-se a ventilação, a iluminação, a utilização do espaço conforme a necessidade do cliente, a estética e a harmonia com o ambiente e todos os detalhes necessários para construir.

O Projeto Arquitetônico é o nome dado ao conjunto de desenhos que visam representar, de forma padronizada, a arquitetura de construções. Ele possibilita uma leitura, interpretação e execução mais clara daquilo que é proposto pelo projeto e é constituído de planta baixa, diagrama de cobertura, cortes, elevações, planta de locação e planta de situação.

A planta baixa é um desenho que representa a estrutura como se fosse vista de cima. Ela informa todas as características e dimensões das paredes, das portas, das janelas e de todos os elementos projetados.

PLANTA BAIXA 

O diagrama de cobertura tem o objetivo de mostrar a disposição dos vários planos de um telhado (também denominados de águas) e o sentido de queda de águas pluviais.

DIAGRAMA DE COBERTURA 
CORTES 

Os cortes servem para mostrar os compartimentos internos de um projeto, a altura do peitoril das janelas, o tamanho das portas, entre outras informações que não ficam aparentes na planta baixa.

ELEVAÇÕES 

As elevações (ou fachadas) são a representação de cada um dos lados exteriores da edificação. Existe a elevação frontal, as elevações laterais e a elevação posterior.

 LOCAÇÃO E SITUAÇÃO 

A planta de locação e a planta de situação mostram a localização e as dimensões do lote e do imóvel. A locação representa a construção dentro do terreno, e a situação representa o lote e o entorno.

POR QUE SUA CONSTRUÇÃO PRECISA DE UM?

Além de ser um dos requisitos principais para a regularização da sua obra ou imóvel, com o Projeto Arquitetônico é possível visualizar como a edificação será antes mesmo de iniciar a execução e desenvolver o ambiente de forma que atenda as suas necessidades de forma prática, funcional e econômica. Além disso, outras vantagens são a garantia do conforto e da segurança, a previsão de imprevistos e a redução de custos da sua obra.