PROJETO ELÉTRICO | Ideal Consultoria
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Siga-nos

PROJETO ELÉTRICO

O projeto elétrico compreende o cálculo, dimensionamento e locação de todos os elementos que envolvem iluminação e força, assim como sua proteção. Além disso, este precisa atender alguns fatores para um bom funcionamento, tais como:

  • Ser bem planejado, evitando manutenções futuras;

  • Ser o mais econômico possível;

  • Atender às necessidades do cliente;

  • Atender às normas técnicas referentes;

  • Minimizar riscos para o cliente.

 

A iluminação é projetada de acordo com as necessidades do cliente, atentando-se sempre aos mínimos estabelecidos por norma. Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor. Para evitar um único ponto de carga para iluminação com potência elevada, pode-se adicionar mais pontos, dividindo essa potência entre eles, a critério do projetista.

As tomadas de uso geral, também conhecidas pela sigla TUG, são aquelas que não são destinadas a equipamentos específicos, como chuveiros ou torneiras elétricas. Elas são utilizadas para a alimentação de aparelhos móveis ou portáteis comuns, como televisores, aspiradores de pó, luminárias etc.

Em uma residência, há uma quantidade mínima deste tipo de tomadas que devem ser instaladas de acordo com os perímetros dos cômodos. Porém levam-se em consideração as necessidades do cliente para determinar a quantidade de TUG por cômodo.

Tomadas de uso específico são tomadas destinadas à conexão de equipamentos de potência mais elevada. Esses equipamentos, geralmente, possuem pequena mobilidade dentro da edificação, sendo que estes pontos de tomadas não deverão distar do aparelho a uma distância maior que 1.5m. Recomenda-se conectar a esse grupo de tomadas, aparelhos com corrente maior que 10A.

Devido a elevada carga é importante registrar os equipamentos que necessitarão de tomadas de uso específico, anotando o cômodo em que se encontra, a tensão necessária (geralmente 220V) e sua devida potência.