4 PASSOS PARA ADEQUAR A CASA DOS SONHOS AO SEU TERRENO
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

4 PASSOS PARA ADEQUAR A CASA DOS SONHOS AO SEU TERRENO

Fonte: Qualyfast.

Construir a casa própria é um dos maiores sonhos do brasileiro, mas também é um dos seus desafios.

Devido o volume de informações e inspirações recebidas no dia-a-dia, a ideia de adquirir um imóvel já finalizado tem passado cada vez menos na cabeça do consumidor, dando lugar, cada vez mais, à compra de lotes e/ou terrenos para uma maior personalização e adequação aos seus desejos.

Entretanto, muitos desses clientes acabam fazendo a compra sem planejamento, o que pode acarretar muitos problemas. Para que isso não ocorra, listamos, abaixo, algumas etapas para a construção da casa dos seus sonhos.



CONHECENDO O SEU TERRENO


O conhecimento e reconhecimento do solo e relevo de seu terreno são essenciais para o sucesso da sua edificação.

O solo é o suporte de qualquer obra e, por isso, saber suas características nos permite conhecer sua resistência, e que tipo de construção ele pode suportar.

O mesmo funciona para o relevo. O levantamento topográfico permitirá a você e ao profissional uma visão da área que será construída, dos cortes, aterros e dos seus limites.

Esse estudo pode evitar futuros problemas como desabamentos, deslizamentos, desmoronamentos, além de muitos outros envolvendo as fundações.



ELABORAÇÃO DOS PROJETOS


Projetos são conjuntos de desenhos feitos por profissionais com o intuito de representar o que se pretende construir.

Nessa etapa é necessário falar todos os seus desejos para o projetista para que se analise a possibilidade da implementação dos mesmos na sua futura casa, tendo em vista os estudos geotécnicos previamente feitos.

Os projetos básicos iniciais são:

· Arquitetônico;

· Estrutural;

· Hidrossanitário;

· Elétrico.

Eles são alguns dos requisitos para a liberação do alvará de construção no terreno.



DOCUMENTAÇÕES PARA A LEGALIZAÇÃO


Em cada município, as documentações exigidas para a legalização da obra variam. Por isso, é sempre recomendado que se informe no departamento responsável pela fiscalização de construções da prefeitura de sua cidade.

O primeiro deles é a Matrícula do Imóvel, que permite saber se o terreno está regularizado ou não.

O Alvará de Construção também é um documento emitido pelas prefeituras municipais, constatando que o projeto de construção, reforma ou demolição está atendendo a legislação e que existe um responsável técnico pela execução da obra.

Sempre tenha consciência que o Alvará é um documento legal e obrigatório para iniciar a sua construção. Caso inicie a construir sem possuí-lo, há a possibilidade de ter a sua obra embargada bem como a aplicação de multas, podendo até responder civil e criminalmente, caso ocorra algum problema.

No fim da construção, a prefeitura faz uma vistoria analisando se os componentes construídos estão de acordo com os projetos apresentados. Caso esteja tudo em conformidade, o Habite-se, que é um certificado de conclusão de obra, é emitido.



CONSTRUÇÃO

Fonte: Site da AECweb

Para a construção, a primeira coisa a se fazer é a escolha dos materiais e alvenarias e o orçamento. Além disso, a escolha de uma boa equipe é fundamental.

É importante salientar a importância de sempre estar com o Alvará presente na obra, podendo até fazer um uso de placas com a identificação do proprietário, do responsável técnico e com o número do alvará de construção.

Após isso, a decoração pode ser feita por um designer de interiores, visando um ambiente mais harmonioso.



Construir uma casa do início é sempre um desafio. Por isso, é importante que sempre tenha um acompanhamento técnico e profissional em cada uma das etapas para que o objetivo seja cumprido e a casa dos seus sonhos seja construída com êxito.


autor: Vitória de Souza França

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page