A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL



A acessibilidade possui relação direta com a inclusão, pois ela consiste na possibilidade de acesso, com segurança e autonomia, de produtos, serviços, informações, espaços e afins, não apenas a pessoas com deficiência ou velocidade reduzida, mas da população em geral, possibilitando que todos possam usufruir desses bens.


Como podemos ver, o conceito de acessibilidade é extenso, mas no blog de hoje discutiremos sobre sua importância e impacto na construção civil.


A acessibilidade no Brasil


Embora esse tema sempre fosse relevante, ele não recebia tanta atenção em nosso país e começou a conquistar seu espaço há poucos anos. Algo que contraria até mesmo as estatísticas, pois de acordo com o último censo demográfico do IBGE, mais de 45,6 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, ou seja, cerca de 23,9% da população.


Um dos principais fomentadores dessa causa foi a ONU, Organizações das nações Unidas, que aderiu a acessibilidade como um de seus objetivos do milênio, fazendo com que ela passasse a ser mais questionada e exigida no mercado.


A acessibilidade na construção civil nem sempre foi obrigatoriedade em nosso país, pois ela foi documentada apenas no ano de 1983 pela NBR 9050, estabelecendo parâmetros técnicos a serem aplicados aos projetos. Contudo, ela só passou a ser obrigatória no ano 2000, com a aprovação da lei nº 10.098, para qualquer novo empreendimento.


Por que se investir em obras acessíveis?


Apesar de ser uma obrigação legal, percebemos que ainda existem diversos projetos e construções que não se adequam as normas de acessibilidade. Para comprovar essa situação, basta andar pelos locais públicos e privados da sua cidade e enumerar quantos deles cumprem com esse quesito.


Como já aludido, a porcentagem de deficientes no nosso país é expressiva e, levando em consideração o aumento da expectativa de vida da população, gerando pessoas com uma maior dificuldade de locomoção, esse número tende a aumentar.


Partindo dessa premissa, o investimento em projetos mais acessíveis é muito vantajoso e lucrativo, pois o empresário estará em uma situação regular e atingirá uma maior parcela da população.


Além disso, o gasto com acessibilidade desde a elaboração do projeto é pequeno quando comparado ao valor das adaptações em um imóvel já pronto, fazendo com que a demanda por estabelecimentos já adaptados aumente cada vez mais.


O que é edificação acessível?


Alguns ainda acreditam que uma edificação acessível seja aquela dotada apenas de rampas para cadeirantes e calçadas podotáteis. Contudo, qualquer espaço acessível deve atender a população em sua totalidade, ou seja, todos os seus componentes devem ser projetados em torno desse objetivo.


Nas áreas externas a edificação, se faz necessário que as calçadas sejam dotadas de rampas, corrimões e pisos táteis de alerta para obstáculos.



Com relação aos estacionamentos, é necessário sempre se atentar as normas vigentes, analisando a quantidade de vagas adaptadas e preferenciais necessárias.



No interior do edifício, todos os ambientes devem ser adaptados, possibilitando o acesso geral. Sendo assim, elementos como corredores, portas e peças sanitárias devem ser dimensionados, atendendo a qualquer pessoa que circule por ali. Componentes como mapas táteis também são fundamentais, pois eles possibilitam que o deficiente visual se localize e locomova de forma independente.












No caso de edificações com elevadores, deve-se levar em consideração elementos como: legendas em Braile, sinais sonoros e identificações visuais de cada andar.



Além das questões arquitetônicas, a acessibilidade engloba outros quesitos da edificação. Dessa forma, outros projetos também devem ser elaborados de acordo com as necessidades da população, como o elétrico e o hidrossanitário.


Se interessou em conhecer um pouco mais sobre a acessibilidade? Saiba que na Ideal estamos sempre preocupados com o bem-estar de nossos clientes e atentos às normas vigentes. Entre em contato conosco e conheça sobre nosso trabalho.


Marco Antônio Cândido

1.036 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page