Geralmente, os diferentes tipos de projetos tais como o arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico, são feitos separadamente, aumentando as chances de conflitos e interferências entre eles. Um dos problemas mais comuns é o choque entre vigas e tubulações hidráulicas, também podendo citar a perfuração de canos e rompimento de eletrodutos.
Uma das coisas mais procuradas em todos os processos é a otimização, já que ela pode trazer benefícios como a economia de tempo e de dinheiro. Pensando no problema dos projetos que conflitam entre si, a compatibilização, que nada mais é do que a sobreposição dos diversos projetos ainda em planta, foi a maneira encontrada para evitar futuras dores de cabeça.
A forma mais prática de realizar esse processo, atualmente, é através da utilização de uma plataforma BIM para a elaboração do projeto, uma vez que a tecnologia de modelagem de informações consegue automatizar a análise e aumenta a confiabilidade da compatibilização.
Comparação entre 2D E 3DBIM
Mas aí surge a pergunta, por que essa compatibilização é tão importante?
A compatibilização permite encontrar previamente as irregularidades que antes só poderiam ser vistas durante a execução da obra, o que exigem alterações de última hora ou até a quebra de elementos já construídos. Em resumo, a compatibilização é uma etapa importante para garantir o menor número de imprevistos possíveis na obra, gerando economia de tempo e de gastos.
Por Helen Flávia
Comments