CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE MURO DE ARRIMO
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE MURO DE ARRIMO



Muros de arrimo são estruturas de contenção utilizadas para garantir a segurança de um terreno que sofreu corte, costumeiramente utilizado quando o solo não consegue se manter são sem um reforço estrutural ou quando o corte tem necessidade de ter um perfil bastante inclinado que inviabilize a execução de taludes.


Existem dois tipos e diversos subtipos de muro de arrimo, por isso é recomendado a realização de um estudo para saber qual o mais indicado para cada situação.


O primeiro tipo de muros de arrimo são os muros de gravidade. Os subtipos mais comuns são:


1. Muro de arrimo de gabião Extremamente comuns em rodovias, córregos e rios, os muros de gabião são consistidos por grandes gaiolas metálicas com pedras em seu interior. Seus custos são baixos comparados aos outros tipos, porém necessita de uma área grande. Tem execução bastante simplificada.




2. Muro de concreto ciclópico São muros de execução simples. Consiste em um muro simples de concreto com pedra de mão. Diferentemente dos muros de gabião, que são impermeáveis, os muros de concreto ciclópico necessitam de drenos para que o peso adicional da água não ocasione o rompimento.





Outro tipo de muros de arrimo são os muros de flexão, com os seus subtipos mais utilizados a seguir:



3. Muro de concreto armado

O mais utilizado entre todos, este muro consiste em um muro com fundação de sapatas ou blocos que darão sustentação e resistência para uma parede de concreto armado, a qual sustentará o peso do solo. Existe uma variação deste subtipo de muro que utiliza blocos estruturais preenchidos com concreto como técnica construtiva. Esta variação também possui armadura de aço em seu interior.



4. Muro de concreto armado atirantado

Semelhantes ao anterior, se não pelos tirantes que garantem ancoramento à parede, os quais aumentam a capacidade de carga do muro. O tirante colocado é feito com concreto injetado no corte, formando um bulbo ligado por barras de aço à parede onde serão travados.



Ainda existem inúmeros subtipos menos comuns de muros de arrimo, por isso, sempre que se for realizar alguma movimentação de terra é recomendado entrar em contato com um engenheiro para direcionar as ações e garantir a segurança de sua edificação. Por Matheus Lenci

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page