CONSTRUÇÕES EM CONTÊINER: VANTAGENS E DESVANTAGENS
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

CONSTRUÇÕES EM CONTÊINER: VANTAGENS E DESVANTAGENS




Nos últimos anos, a utilização de contêineres na construção civil tem crescido bastante. A ideia surgiu na Inglaterra, no início deste século, e tem repercutido e ganhado adeptos em todo o mundo.


Os contêineres, que originalmente foram criados para o transporte de cargas, especialmente em navios, tornaram-se uma alternativa muito viável para a construção civil, e atualmente têm sido usados para criar lanchonetes, bares e até mesmo residências, substituindo a convencional alvenaria. Esses recipientes, feitos de aço alumínio ou fibra, são duráveis, modulares, cortáveis, empilháveis, móveis e principalmente muito resistentes, resistindo inclusive à chuva, a incêndios e a outras intempéries.


Praticidade, versatilidade, flexibilidade construtiva, rapidez de execução, redução de custos e de impactos no meio ambiente são alguns dos principais benefícios de se utilizar contêineres na construção civil, e, pensando nisso, destacamos a seguir mais detalhadamente sobre as vantagens, além de apontar também as desvantagens de se utilizar desse recurso.


1. Sustentabilidade

A utilização de contêineres vai de encontro com a sustentabilidade. No uso náutico, o contêiner tem vida útil de aproximadamente 8 anos e logo depois é descartado. No entanto, a estrutura, quando bem cuidada pode chegar a durar cerca de 100 anos. Sendo assim, sua reutilização na construção civil é muito vantajosa, por reaproveitar um recurso que estaria sendo inutilizado.


Além disso, a utilização de contêineres em substituição de alvenarias reduz consideravelmente o uso de materiais como cimento, tijolos, madeira, ferro, areia, dentre outros, e a quantidade de entulho da obra, e por consequência o descarte inadequado deste entulho.


2. Praticidade, versatilidade e mobilidade

O contêiner pode ser considerado uma alternativa prática e versátil para a obra. Por se tratar de um caixa de aço pré-fabricada, ele chega basicamente pronto para utilização, podendo servir para diversos fins. Além disso, devido às suas características modular e geométrica, é possível se obter diversas configurações, facilitando a construção, a montagem e o transporte. Toda essa facilidade de manuseio influencia diretamente na rapidez de execução da obra.


3. Redução de custos

Ao se utilizar desse recurso é possível otimizar os custos da obra, economizando com material que seria gasto com alvenaria convencional e mão de obra.


4. Inovação

Sinônimo de inovação, a utilização de contêineres para fins construtivos está intimamente ligada a modernidade.


5. Durabilidade

Como já destacado anteriormente, o contêiner tem vida útil longa pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas, podendo durar cerca de 100 anos se bem cuidado, necessitando de poucos reparos e manutenções ao longo de sua existência.


 

Apesar de apresentar inúmeras vantagens, algumas desvantagens são percebidas e alguns cuidados precisam ser tomados para utilização de contêiner:


1. Terreno

O terreno precisa comportar os contêineres, com espaço suficiente para a realização das manobras dos guindastes que realizam a movimentação e as conexões entre os módulos.


2. Mão de obra especializada

É necessário mão de obra especializada para manusear esse tipo de material, principalmente nos cortes das esquadrias. E por se tratar de uma alternativa recente, essa mão de obra especializada ainda não é tão abundante no mercado.


3. Conforto térmico e acústico

Devido ao fato de os contêineres não terem sido projetados com finalidade residencial, no geral, eles não possuem isolamento térmico e acústico, e portanto é necessário realizar esse isolamento para evitar problemas futuros.


4. Regulamentações e burocracia

Por se tratar de um tipo de construção recente e pouco usual, ainda não é encontrado uma legislação específica para sua utilização, podendo variar de localidade para localidade. Pode ser também mais difícil de conseguir um financiamento para esse tipo de construção.


5. Cuidado com ferrugem e resíduos

É necessário tomar cuidado com ferrugem, além de estar atento e conhecer o material que o contêiner transportava anteriormente, para se proteger de possíveis vestígios de substâncias contaminantes, além de tintas e solventes presentes na pintura que podem ser prejudiciais à saúde.


Por Rafaela Andrade


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page