Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

INFILTRAÇÃO, COMO IDENTIFICAR E RESOLVER ESSE PROBLEMA?



Um dos problemas mais usuais em residências são as infiltrações no telhado, paredes, garagens e piscinas. A infiltração pode atingir qualquer parte da edificação, mas é mais comum nas áreas constantemente molhadas, com encanamentos e sem cobertura.


Infiltrações são causadas pela passagem de água ou excesso de umidade em uma rachadura ou fissura, resultando no acúmulo de água no local. Elas são identificadas por meio de goteiras ou calcificações, que podem acontecer por diversos fatores, e são caracterizadas por seu aspecto feio e pela proliferação de mofo e bolor causado pela umidade em excesso.



A maioria dos fatores que causam infiltrações tem relação com má execução da obra, uso de material inadequado, erro de projeto e falta de manutenção. Dentre eles, podemos citar como exemplo a infiltração gerada pela impermeabilização inadequada em pisos e lajes, a decorrente da chuva na parte externa, a decorrente das vigas baldrames e fundações rasas (radier) e a oriunda de vazamento em tubulações hidráulicas mal instaladas ou danificadas.


Para evitar maiores danos, a infiltração deve ser contida em seus estágios iniciais. Contudo, é necessário prestar atenção em sinais que mostram a necessidade de reparos. Além das manchas escuras e rachaduras, alguns indícios de infiltrações podem ser danos na pintura, odores diferentes, deterioração de revestimentos, descolamento de pisos, curto circuitos na parte elétrica, poças de água sob pias e trincas nas paredes acompanhadas de estragos na pintura e manchas estufadas.



Como resolver?


As soluções para as infiltrações vão depender da causa do problema. Se for um motivo simples, como uma telha quebrada ou uma calha com vazamento, pode ser facilmente solucionado pelo proprietário. No entanto, em casos mais complexos, pode ser necessário quebrar paredes, substituir tubulações, refazer o acabamento ou até mesmo realizar uma reforma.


As infiltrações nas paredes do banheiro muitas vezes são causadas pelo vapor da água do banho, e são facilmente resolvidas aumentando a ventilação no ambiente. Além disso, existem diversas situações onde a infiltração é causada por problemas estruturais do vizinho, principalmente em apartamentos.


O que realmente importa é sempre identificar e neutralizar a origem da infiltração antes de refazer acabamentos, pinturas e revestimentos, pois, se não fizer isso, é muito provável que volte a aparecer mais tarde. O descuido pode gerar consequências tanto para a sua saúde quanto para o seu bolso. O melhor a se fazer é procurar um profissional qualificado e garantir a solução do problema!


Por Lorena Sant’Anna

45 visualizações

Siga-nos!

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon