Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

INFILTRAÇÃO: COMO IDENTIFICAR E RESOLVER?



Infiltração é quando um líquido permeia os vazios de um sólido. No contexto da engenharia civil, é quando a água permeia lajes e alvenarias, causando prejuízos e danos estruturais.


Acontece quando a estrutura ou superfície não foi devidamente impermeabilizada ou quando ocorre problemas na instalação hidráulica, caixa d’água e falha na cobertura. Os principais sinais de ocorrência de infiltração são:


  • Baixa pressão d’água: esse sinal pode indicar cano quebrado ou problema na caixa d’água


  • Cheiro estranho: cheiro úmido ou de mofo pode ser um sinal de infiltração


  • Bolhas na pintura: ocorre pela falta de impermeabilização, que permite com que água da chuva penetra na parede


  • Mancha acinzentada ou preta na parede: podem ser decorrentes de vazamentos na tubulação da própria casa ou do vizinho, em apartamentos. No caso de aparecer no topo da parede, é sinal de infiltração na laje.


  • Rodapé solto ou manchado: áreas em contato direto com o solo absorvem umidade deste que sobe pelos alicerces, chamada umidade ascendente


  • Manchas, gotejamento rachaduras no teto: indica problemas de impermeabilização na laje. Também pode ser o caso pode indicar vazamentos na tubulação dos pavimentos/apartamentos superiores.


  • Mofo: depois de algum tempo a infiltração pode causar mofo ou bolor na parte externa da parede, podendo causar problemas de saúde.





COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DE INFILTRAÇÃO MAIS COMUNS?



  • Infiltração em parede:

- O primeiro passo é identificar a origem do problema. Isso é importante pois caso a origem do vazamento não seja concertada, o problema seguirá mesmo com impermeabilização externa do local pois muitas vezes o sinal que se manifesta na parede é resultado de infiltração em outro lugar.


- Uma vez parada a origem da afluência de água de umidade, devemos partir para impermeabilização, pois a parede não irá se secar sozinha nem sumir com as manchas, bolhas etc.


- O tipo de impermeabilização irá depender do tipo de estrutura da parede e do tipo de infiltração (vindo do solo por má impermeabilização da fundação, chuvas etc). Por isso é necessário serviço especializado.


  • Infiltração em lajes, teto e forro:

- Quando o teto apresenta manchas, descascamento, bolor, deve ser chamado um profissional que irá identificar o problema. Em caso de cobertura com telhas, ele irá procurar telhas quebradas por onde a água entra.


- No caso de lajes, é necessário expor o sistema de impermeabilização defeituoso, devendo-se quebrar revestimentos, pisos e contrapisos, pois os sistemas de impermeabilização muitas das vezes não aceitam reparos em partes específicas.


A escolha de profissionais que executem bem o serviço é uma das etapas mais importantes na hora de evitar infiltrações. Além disso, é importante fazer um bom projeto hidrossanitário para sua casa, e para isso você pode nos procurar para realizarmos um orçamento.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo