Infiltração é quando um líquido permeia os vazios de um sólido. No contexto da engenharia civil, é quando a água permeia lajes e alvenarias, causando prejuízos e danos estruturais.
Acontece quando a estrutura ou superfície não foi devidamente impermeabilizada ou quando ocorre problemas na instalação hidráulica, caixa d’água e falha na cobertura. Os principais sinais de ocorrência de infiltração são:
Baixa pressão d’água: esse sinal pode indicar cano quebrado ou problema na caixa d’água
Cheiro estranho: cheiro úmido ou de mofo pode ser um sinal de infiltração
Bolhas na pintura: ocorre pela falta de impermeabilização, que permite com que água da chuva penetra na parede
Mancha acinzentada ou preta na parede: podem ser decorrentes de vazamentos na tubulação da própria casa ou do vizinho, em apartamentos. No caso de aparecer no topo da parede, é sinal de infiltração na laje.
Rodapé solto ou manchado: áreas em contato direto com o solo absorvem umidade deste que sobe pelos alicerces, chamada umidade ascendente
Manchas, gotejamento rachaduras no teto: indica problemas de impermeabilização na laje. Também pode ser o caso pode indicar vazamentos na tubulação dos pavimentos/apartamentos superiores.
Mofo: depois de algum tempo a infiltração pode causar mofo ou bolor na parte externa da parede, podendo causar problemas de saúde.
COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DE INFILTRAÇÃO MAIS COMUNS?
Infiltração em parede:
- O primeiro passo é identificar a origem do problema. Isso é importante pois caso a origem do vazamento não seja concertada, o problema seguirá mesmo com impermeabilização externa do local pois muitas vezes o sinal que se manifesta na parede é resultado de infiltração em outro lugar.
- Uma vez parada a origem da afluência de água de umidade, devemos partir para impermeabilização, pois a parede não irá se secar sozinha nem sumir com as manchas, bolhas etc.
- O tipo de impermeabilização irá depender do tipo de estrutura da parede e do tipo de infiltração (vindo do solo por má impermeabilização da fundação, chuvas etc). Por isso é necessário serviço especializado.
Infiltração em lajes, teto e forro:
- Quando o teto apresenta manchas, descascamento, bolor, deve ser chamado um profissional que irá identificar o problema. Em caso de cobertura com telhas, ele irá procurar telhas quebradas por onde a água entra.
- No caso de lajes, é necessário expor o sistema de impermeabilização defeituoso, devendo-se quebrar revestimentos, pisos e contrapisos, pois os sistemas de impermeabilização muitas das vezes não aceitam reparos em partes específicas.
A escolha de profissionais que executem bem o serviço é uma das etapas mais importantes na hora de evitar infiltrações. Além disso, é importante fazer um bom projeto hidrossanitário para sua casa, e para isso você pode nos procurar para realizarmos um orçamento.
Comentarios