top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

INOVAÇÕES EM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: TENDÊNCIAS E IMPACTO NA ENGENHARIA CIVIL

Atualizado: 7 de jun.


Em obras e projetos de arquitetura, a busca pela inovação é constante. Hoje, recursos como drones, realidade virtual, realidade aumentada e gerenciamento de projetos já são realidade. Mas as inovações em materiais na construção civil merecem grande destaque também. Tais materiais abrem um leque de novas possibilidades para arquitetos e engenheiros, que terão materiais cada vez mais resistentes, duráveis e flexíveis para adotar em seus projetos e construções, além de impactar a aparência e funcionalidade dos projetos. 


Mas afinal, quais são essas inovações?


1.Concreto auto regenerativo: Rachaduras em concreto são muito comuns e causam dor de cabeça em obras civis. A solução para este problema pode ser obtida pelos concretos auto regenerativos. Em suma, este material busca superar uma das maiores desvantagens do concreto: a sua facilidade de formar fissuras. No mundo, existem diversos tipos de concretos auto regenerativos, alguns já aplicados em obras e outros em fase de pesquisa.


Um exemplo é o concreto que utiliza a bactéria Bacillus Pasteurii junto com seus nutrientes para preencher as rachaduras. Essa inovação funciona da seguinte forma: sempre que surge uma rachadura e a umidade entra, a bactéria consome seu alimento (uma forma de amido) e excreta calcário, que faz uma ligação com o concreto, reconstruindo a fissura. 


2.Concreto dobrável: Embora seja um material extremamente forte, o concreto é limitado à carga que consegue suportar. Quando esse limite é excedido, o concreto quebra. 

Pensando nessas limitações, uma forte tendência é a produção de um concreto criado com fibras poliméricas, que dão maior flexibilidade ao material.  


As fibras, que compõem 2% do material, tornam o concreto dobrável cerca de 500 vezes mais resistente à ruptura do que o concreto normal. Assim, além de quebrar menos, esse material também fornece mais absorção de choque.


3.Cimento gerador de luz: Uma das principais inovações em materiais na construção civil é a criação de estruturas mais eficientes em termos de recursos e energia que podem, inclusive, absorver e irradiar a luz. Essa é a ideia do Dr. José Carlos Rubio Ávalos, da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Ele desenvolveu um cimento gerador de luz com grande potencial de uso.  


Pela sua capacidade de irradiar luz, este tipo de cimento pode ser usado em piscinas, estacionamentos, fachadas, sinalização rodoviárias e muito mais. Composto por sílica, areia de rio, resíduos industriais, álcalis e água, esse tipo de cimento é recarregado apenas com a luz do dia e tem durabilidade estimada em mais de 100 anos, o que o faz compor a lista de um dos materiais mais inovadores para a construção.


4.Tijolos que absorvem poluição: Uma das grandes tendências da construção civil é o desenvolvimento de projetos que contribuam com a redução da poluição. Muitos destes projetos podem utilizar tijolos que absorvem energia, este inovador material foi pensado para fazer parte do sistema de ventilação padrão dos edifícios e é capaz de sugar os poluentes do ar e liberar o ar já filtrado. 


5.Materiais hidro cerâmicos: Através da combinação de argila e hidrogel, a hidro cerâmica é um novo material que tem a capacidade de resfriar o interior das construções. Com capacidade de reduzir a temperatura interna em até 6ºC, esse material é capaz de absorver água até 500 vezes o seu peso em 20 minutos. Isso poderia levar a uma redução de 28% no uso do ar-condicionado, consequentemente há uma redução significativa das emissões de carbono, com otimização de custos.


E quais são os benefícios com o uso desses materiais?

 

Poderá levar um tempo para estas inovações em materiais na construção serem largamente implementados. Entretanto, no âmbito da construção civil, cada tipo de material se enquadra a um aspecto da construção e pode oferecer seus benefícios próprios. Mas, de forma geral, os benefícios serão ambientais, econômicos e também socioculturais. 

Assim, as inovações em materiais na construção oferecem vantagens atreladas ao processo sustentável, a médio e longo prazo.


Em suma, é perfeitamente plausível afirmar que as tendências mais fortes no segmento estão vinculadas ao uso de materiais inovadores, beneficiando empreiteiras e também toda a sociedade! Acha esse tipo de conteúdo interessante? Fique de olho no nosso site para receber mais dicas na área de construção civil. Se estiver pensando em realizar um projeto chama o nosso time!

Por Maria Clara Reis,Trainee Ideal

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page