Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

LAJE MACIÇA X LAJE PRÉ-MOLDADA: QUAL A MELHOR OPÇÃO?




As lajes são elementos estruturais usadas em abundantes tipos de construção, possuem diversos tipos, que variam de acordo com a resistência, materiais, estética e consequentemente valores. E por isso, na hora de pensar em construir bate aquela dúvida, qual a melhor laje para minha obra? A seguir, explicaremos a diferença de lajes maciças e pré-moldadas, o que é cada uma, além das suas vantagens e desvantagens para te ajudar nessa decisão de uma vez por todas.


  • Laje maciça

As lajes maciças são compostas por concreto, apoiada em vigas e pilares e contém armaduras longitudinais e eventualmente transversais. Geralmente sua espessura varia de 7 a 15 cm e são usados em diversos tipos de construção como em edifícios residenciais e comerciais, reservatórios e até mesmo pontes com grandes vão.


Vantagens: As lajes maciças são ideais para construções que são muito irregulares, que possuem formatos fluídos e tridimensionais. Além disso, apresentam elevada resistência a trinca e fissuras.


Desvantagens: Para ser feita é necessário um gasto elevado com concreto e armação que acaba elevando o peso da obra e consequentemente se torna mais cara. Outra desvantagem desse tipo de laje é a quantidade de resíduos gerados pelas escoras utilizadas para concretagem.



  • Laje pré-moldada

A laje pré-moldada se diferencia por ser produzida através de processos industriais e composta por elementos pré-fabricados. Elas são alternativas para lajes construídas totalmente do zero e têm o peso distribuídos sobre vigas e pilares, sendo possíveis serem encontradas em concreto e lajotas que podem ser de concreto ou cerâmica.


Essa laje é divida por alguns tipos, que são a treliçada com lajota, treliçada com EPS, alveolar, de painel treliçado e com vigota “T”, se adequando para cada obra. A seguir citaremos vantagens e desvantagem das lajes pré-moldadas de um modo geral.


Vantagens: As lajes pré-moldadas são mais baratas em relação aos outros tipos de lajes, não necessita de mão de obra especializada para sua execução e como sua montagem geralmente é mais simples, agiliza o andamento da obra.


Desvantagens: Em coberturas que possuem angulação a execução se torna mais complicada. Outra desvantagem das lajes pré-moldadas é um possível desconforto térmico, com exceção das lajes pré-moldadas de isopor.


Conseguiu escolher o tipo de laje mais adequada para a sua construção? A Ideal Consultoria pode te auxiliar nesse processo para que a parte estrutural da sua casa seja pensada e projetada da melhor forma. Continue acompanhando o nosso blog para mais informações como essas e entre em contato conosco para saber ainda mais!




325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo