MEZANINOS: O QUE É E POR QUE UTILIZAR?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

MEZANINOS: O QUE É E POR QUE UTILIZAR?




Mesmo com a evolução na arquitetura, é nítido que algumas construções modernas continuam mantendo um aspecto atemporal: o pé-direito alto. Dessa forma, para aproveitar espaços e criar novos ambientes, deve-se pensar em soluções que dinamizem o local e atendam as necessidades do usuário.


Técnica construtiva de origem italiana, o mezanino é um ambiente situado entre dois pavimentos, aplicado em locais com pé direito duplo ou mais. Este elemento arquitetônico é presente em projetos residenciais, comerciais e industriais, e tem como função otimizar espaços e gerar ambientes mais amplos. Geralmente, seu acesso se dá por meio de uma escada exclusiva ou comum a outros cômodos da casa.


O mezanino também pode ser utilizado em escritórios ou residências pequenas, visto que é possível criar novos ambientes de forma funcional e integrada. Em residências, podem exercer a função de um espaço de transição, como um corredor de passagem, ou de um espaço para uso determinado, como quarto, sala de estar, local para leitura, entre outros. Em espaços comerciais e industriais, as utilizações mais comuns são em estoque de materiais e na criação de escritórios.




Além disso, os mezaninos podem ser construídos de ferro, aço , alvenaria ou madeira, e a escolha do material deve assegurar a confiabilidade da estrutura. Ainda, é importante lembrar que a proteção é fundamental, assim, é necessário incluir guarda-corpos de proteção ao seu redor, de modo a garantir a segurança de quem frequenta o local. Para essa aplicação, é possível utilizar vidro “sozinho” ou em conjunto com estruturas metálicas, ou de outro material como madeira, alvenaria, de acordo com o gosto do cliente.


Viu como é fácil e prático o uso de mezaninos? Se você gostou desse tipo de projeto e deseja aplicá-lo em algum espaço, procure um profissional da área para maior segurança e conforto. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Paula Agostini

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page