POR QUE O PROJETO HIDRÁULICO É INDISPENSÁVEL PARA SUA OBRA?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

POR QUE O PROJETO HIDRÁULICO É INDISPENSÁVEL PARA SUA OBRA?





O projeto hidráulico, ou hidrossanitário, permite prever, por exemplo, todas as especificações da canalização (diâmetro, caixas de inspeção, lugares por onde os canos passam, etc) seguindo as normas aplicáveis ao projeto. Dessa forma, define a concepção dos sistemas de distribuição de água (fria e quente) e recolhimento dos esgotos.

São inúmeros os benefícios de se contratar um projeto hidráulico para uma edificação. Listamos, abaixo, alguns motivos que fazem indispensável o projeto hidráulico caso esteja pensando em construir. Veja:

1. Garante o fornecimento ideal de água

Uma das primeiras preocupações do profissional que vai desenvolver a instalação hidráulica é saber a pressão da água que vem da rua. Quando ela é baixa, encher a caixa d’água torna-se uma tarefa mais demorada. Além disso, o funcionamento de aparelhos sanitários, como chuveiro, bacia sanitária e máquina de lavar roupas, por exemplo, fica comprometido.

Em contrapartida, se a pressão da água for alta demais, será necessário investir em tubulações mais largas e resistentes, além de dedicar maior atenção às emendas e vedações.

2. Compatibilidade com os demais projetos

Atualmente, se torna cada vez mais comum a integração das etapas de uma construção, melhorando o desempenho da edificação como um todo. Com a integração dos projetos hidráulicos e elétricos, por exemplo, é possível evitar problemas como a perfuração de canos e o rompimento de eletrodutos. Ela também ajuda a descobrir quais cômodos ficarão a seco ou no escuro em casos de consertos ou reformas demoradas.

3. Evita patologias

Em estruturas hidráulicas não projetadas, as chances de inconformidades que podem acarretar em patologias são maiores. No projeto hidrossanitário, é possível prever as áreas molhadas (banheiros, cozinha, área de serviço, etc), locais nos quais o piso precisa apresentar uma leve inclinação, facilitando o escoamento da água. Tal detalhe previne a ocorrência de patologias como infiltrações.

4. Economia

Um projeto bem feito contribui para a economia do proprietário, uma vez que evita o desperdício de materiais e sugere a utilização de peças adequadas para casa ocasião.

A médio e longo prazo, a planta hidráulica também possibilita uma maior economia. Como a tubulação não fica aparente, torna-se importante obter um projeto ou planta hidráulica para evitar abrir buracos a fim de encontrá-la, já que, no projeto, todas as informações estão contidas.

5. Conforto e segurança

O projeto deve promover conforto para quem utiliza o imóvel, definindo locais estratégicos para a passagem dos ramais e canais de distribuição para que seja possível minimizar os ruídos da canalização em áreas de descanso, como quartos.

Além disso, em uma hipótese de problema no encanamento da cozinha, por exemplo, o projeto deve prever um registro nessa área para efetuar o conserto. Assim, não é necessário interromper o abastecimento de água em toda a residência.

Para se ter uma ideia da negligência com relação ao projeto e execução das instalações hidrossanitárias, estima-se que 75% das patologias dos edifícios é decorrente de problemas relacionados com as instalações hidráulicas prediais, e a maior parte dessas falhas tem origem no projeto.



Dessa forma, conclui-se que é indispensável contratar um profissional da área para a elaboração de um projeto hidrossanitário para que possa prever um dimensionamento ideal e responsável para a edificação.

Por Cristiane Lima

2.281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page