O QUE É O MURO DE ARRIMO?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

O QUE É O MURO DE ARRIMO?



O muro de arrimo é uma importante estrutura de contenção feita com o intuito de estabilizar encostas nos diversos tipos de construções, seja ela em edificações, pontes ou estradas. Ele é feito verticalmente, ou pouco inclinado, sobre fundações rasas ou profundas a depender das características do solo e diversas outras necessidades. São classificados em,


Muros de gravidade ou muros de peso;

Muros de concreto armado;

Muros de concreto protendido.



Os muros de gravidade, representado na imagem acima, por exemplo, utiliza-se do seu próprio peso para estabilizar o talude, são recomendados para pequenos e médios desníveis, podem ser feitos de pedra, concreto simples ou armado, gabiões ou até mesmo pneus.


Duas fases essenciais para o projeto do seu muro de arrimo são, determinar as dimensões e verificar a estabilidade dos esforços atuantes, onde o projetista capacitado irá, com sua experiência e utilizando de fórmulas, determinar a forma de seu muro, dimensões, forças atuantes e por fim garantir a sua estabilidade, resistindo aos empuxos do solo, da água, cargas estruturais, além de cargas vizinhas e equipamentos adjacentes.


A ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas, exige na NBR 11682 - Estabilidade de encostas, que durante a execução do muro de arrimo, para que ele seja feito de maneira segura e econômica, dentre diversos itens, deve-se executar o sistema de drenagem do muro de forma adequada, que é uma parte extremamente importante pois garante que a água presente no solo do talude não ocasione danos a estrutura.


Este tipo de projeto deve ser realizado por um engenheiro civil ou profissional qualificado, pois um dimensionamento incorreto pode ocasionar tombamento, escorregamento, ruptura e deformação excessiva do terreno de fundação e a ruptura do conjunto talude, causando acidentes e gerando gastos extras.


A execução de um muro de arrimo apresenta um gasto elevado no total de uma obra devido a grande quantidade de concreto e aço da estrutura, está pensando no melhor para a sua construção? Entre em contato conosco, a Ideal Consultoria Jr pode ajudar, temos em nossa carta de serviços um tópico específico para Estruturas de Contenção, iremos projetar uma estrutura segura, econômica, e que não irá gerar surpresas indesejáveis no futuro, qualquer dúvida estamos a disposição!

Hellen Vitória

375 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page