O QUE UM ENGENHEIRO DEVE FAZER ANTES DE COMEÇAR UMA OBRA?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

O QUE UM ENGENHEIRO DEVE FAZER ANTES DE COMEÇAR UMA OBRA?



O plano é: realizar uma construção. Esse é um momento de avanços e deve ser encarado com muita seriedade. Mas você sabe o que o Engenheiro deve fazer antes de começar a obra? Quais etapas antecedem o primeiro tijolo?


1. O QUE É FEITO?


Antes de iniciar uma construção, o profissional responsável perpassa por diversas etapas que garantem um bom resultado. Entre elas estão:


1.1. Coleta de Informações


Durante essa fase é preciso conhecer o cliente e entender suas necessidades, coletar documentos específicos, dados a respeito do terreno e ou do imóvel e consultar parâmetros e diretrizes legislativas e urbanísticas.


1.2. Levantamento de Dados


Apesar de conhecer o terreno por meio dos documentos, é imprescindível entender a situação atual do terreno e de seu entorno, para tal o engenheiro realiza levantamentos, croquis, relatórios e fotografias.

1.3. Estudo de Viabilidade


Etapa destinada a análise legislativa, análise do plano diretor e código de obras por exemplo, e construtiva do projeto, tendo em vista diferentes alternativas de maneira a atender o conforto, a sustentabilidade e a economia do cliente.


1.4. Orçamento


O profissional faz um orçamento do investimento e mesmo que não seja o valor final exato essa etapa se faz necessária para que o contratante tenha noção do valor que será gasto.


1.5. Anteprojeto


Com base nas etapas anteriores, o Engenheiro confecciona desenhos que representam a edificação, que deverão estar em harmonia com as expectativas do cliente e mediante apresentação do mesmo, caso necessário, sofrerão alterações.


1.6. Projeto


Alinhadas as necessidades, expectativas e limitações, o profissional elabora desenhos e informações técnicos para a sua aprovação conforme a legislação vigente. Nessa etapa, também é adquirida a documentação legal indispensável para a construção.


1.7. Compatibilização


A etapa de compatibilização, como o nome indica é a etapa destinada a compatibilizar o projeto arquitetônico e seus complementares, visando a solução de interferências, realizando ajustes quando necessário.


1.8. Projeto executivo

Perpassadas todas as etapas descritas anteriormente, essa é a fase de apresentação final do projeto, devidamente compatibilizado, legalizado, definitivo e completo com as informações técnicas precisas e suficientes para a execução da obra, sendo possível iniciá-la.

Colocar o primeiro tijolo em uma obra não é fácil, demanda tempo e conhecimento técnico, mas estamos aqui para te ajudar, entre em contato conosco! Mais do que projetos sonhos realizados!


445 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page