top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

PAINEL MONOLÍTICO: ENTENDA O QUE É E O SEU USO NA ENGENHARIA CIVIL



Em discussões sobre materiais para construção, o 'isopor' dificilmente ocupa a posição de destaque. Contudo, a sobreposição de placas de isopor com malhas de aço pode, surpreendentemente, criar uma base sólida para edificações. Embora raramente seja mencionado, o isopor, quando empregado corretamente, revela-se uma opção capaz de proporcionar uma base resistente e ainda atuar como isolante térmico.


Afinal, você sabe o que é um painel monolítico?


Painéis Monolíticos são placas de poliestireno expandido, também popularmente chamado de isopor, essas placas são cobertas de ambos os lados com telas metálicas leves e de alta resistência. Esse método entra como alternativa sustentável e limpa, gerando menor quantidade de resíduos ao fim da obra.

Esse sistema construtivo foi criado na Itália, com o objetivo de atender a demandas de regiões propensas a terremotos. A ideia era criar uma estrutura monolítica que não desmoronasse e que reunisse elementos de isolamento térmico.


Mas quais são as vantagens desse sistema construtivo?


1.Baixo Peso: É um material bem leve e fácil de manuseio proporcionado uma construção mais rápida;


2.Custo: Um dos principais motivos na compra desse material é o custo baixíssimo por serem autoportantes e diminuírem a necessidade de componentes estruturais como pilares;


3.Conforto Térmico: Por ser uma barreira térmica muito eficiente torna o ambiente mais agradável tanto em climas frios quanto em climas quentes;


4.Design: O painel oferece total liberdade, permitindo fácil corte, união, emenda, curvatura e aberturas. É possível aplicar qualquer tipo de acabamento ou revestimento.



Existem desvantagens? Há cuidados específicos a serem tomados?


Como citado anteriormente, o painel monolítico não é muito usado por ser bem diferente do tradicional com normas diferentes, por isso eles exigem alguns cuidados especiais nas fundações, no alinhamento e no prumo das placas e na trabalhabilidade para evitar que algum dos matérias do painel de expandam ou retraiam. Como para qualquer sistema construtivo, os painéis monolíticos também tem normas que devem ser seguidas para a segurança da obra. Por isso é sempre essencial o acompanhamento profissional na obra ainda mais com o uso de produtos como o painel monolítico.


A Ideal Consultoria desempenha um papel crucial em diversos projetos de construção, incluindo empreendimentos como este. Nosso suporte abrange diversas áreas, como arquitetura e hidráulica, e nossa equipe está pronta para auxiliar desde a fase inicial de planejamento até a concretização do projeto, assegurando resultados personalizados e de alta qualidade. Entre em contato conosco para transformar suas ideias em realidade!!


Por Gustavo Chaves.

182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page