PISCINA DE ALVENARIA, VINIL OU FIBRA DE VIDRO: QUAL ESCOLHER?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

PISCINA DE ALVENARIA, VINIL OU FIBRA DE VIDRO: QUAL ESCOLHER?


O tão sonhado “sonho da casa própria” muita das vezes vem acompanhado de: quero uma área de lazer incrível para aproveitar com minha família, e logo vem a mente uma piscina para curtir aquele domingão com a família, certo?


Mas vamos lá, existem alguns tipos de piscina no mercado, dentre elas: Piscina de alvenaria, vinil ou fibra de vidro. E aí fica o questionamento de qual piscina escolher!


Vem comigo que vou explicar sobre cada uma!



Piscina de fibra


Vamos começar pela piscina de fibra. A melhor vantagem dela é com certeza em relação ao preço, é a de menor custo e possui uma melhor agilidade na instalação, pois não é necessário nenhum tipo de estrutura para sua instalação. Geralmente é necessário de 1 à 2 semanas para se instalar uma piscina de fibra.


As desvantagens de se ter uma piscina de fibra em casa é que o cliente fica limitado quanto ao formato, pois já vem de fábrica a forma pré estabelecida. E com o passar dos anos, a pintura da fibra fica desgastada e precisando de uma manutenção, em contra partida, a manutenção é bem simples e é aconselhado a ser feito no prazo máximo de 10 anos.



Piscina de vinil


Agora, precisamos desmitificar que a piscina de vinil e a piscina de alvenaria de cerâmica são feitas de formas diferentes, ou são piscinas muitos distintas, pois não são. A estrutura de ambas são feitas da mesma forma, tendo a necessidade um Projeto Estrutural, as duas podem ser feitas de estrutura com vigas e pilares ou concreto armado.


A piscina em alvenaria de vinil, tem o valor intermediário entre a de fibra e a de alvenaria de cerâmica, e as principais vantagens de se optar por esse tipo de piscina são que ele dispensa a impermeabilização e revestimento, isso porque o vinil é um material impermeabilizante que serve também como acabamento, e também que o cliente fica livre para optar do formato que quiser a sua piscina. Com isso, sua construção é mais rápida e barata do que a de uma piscina de alvenaria revestida com cerâmica, por exemplo.


Analisando algumas de suas desvantagens podemos citar que a vida útil do vinil é de no máximo 10 anos e é sensível, tendo que tomar cuidado com objetos pontiagudos para não ocorra perfuração no vinil.


Piscina de alvenaria


Agora, indo além apenas da estética, a piscina de alvenaria de cerâmica tem uma boa relação custo benefício, apesar de ter o custo mais alto de imediato, mas se tendo em vista que esse tipo de piscina tem uma alta durabilidade, vale o investimento. Esse tipo de piscina também é muito versátil, podendo ser projetadas em qualquer tamanho ou formato, desde que se tomem alguns cuidados básicos, como a utilização de mão de obra especializada.


Uma outra vantagem deste tipo de piscina é que há uma grande variedade de acabamentos disponíveis para a utilização: desde o tradicional azulejo, até as pastilhas ou pedras.


Como qualquer outra piscina, essa também tem suas desvantagens, dentre ela o acabamento de rejuntes que muita das vezes ficam grosseiros, o revestimento depois de alguns anos passam a ficar ultrapassados e velho, e para fazer a manutenção é necessário uma obra, e fazer toda a retirada do revestimento.


Todos os materiais acima citados possuem suas vantagens e desvantagens, o que precisa ser avaliado é qual se encaixa melhor no seu orçamento, no seu projeto, na sua casa e na sua vida. É de extrema importância que haja um Projeto Estrutural para a estrutura de sua piscina, para gerar conforto e segurança para todos aqueles que irão utilizá-la.


Sendo assim, entre em contato conosco e realize o orçamento gratuito do seu projeto, garantimos conforto e segurança em todos os projetos realizados.







74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page