Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

POR QUE A MINHA COZINHA ESTÁ COM MAU CHEIRO?


Fonte: ISTOCK

O mau cheiro na cozinha é um problema comum e silencioso, e causa um desconforto enorme, além de ser prejudicial. Esse problema também pode ocorrer em banheiros e outros locais, ocasionando uma situação desconfortável.

A problemática pode ter diversos motivos, podendo ser proveniente do mau funcionamento de desconectores, falha ou falta do tubo de ventilação, e até mesmo do entupimento da caixa de gordura.

Ao ser detectado o problema, o primeiro passo é buscar a sua causa. Pelo fato da maioria das vezes a falha estar no sifão da pia, e por ter uma solução rápida e fácil, o ideal é conferir como está o seu funcionamento, se ele se encontra limpo. Para isso, vamos entender um pouco melhor do assunto, mas antes, vamos observar o sifão da figura preso à pia e formando um “U”.

Fonte: www.obrario.com.br

O sifão, na verdade, é um desconector que tem a função de impedir a entrada de gases fétidos (provenientes do sistema predial e urbano de esgoto) para os locais de permanência de pessoas. Os desconectores também estão presentes em outros aparelhos sanitários como caixas sifonadas e bacias sanitárias, representados nas imagens, respectivamente.

Fonte: Catálogo Tigre
Fonte: Landi

Os desconectores funcionam a partir do princípio dos vasos comunicantes e para que ele ocorra de forma correta, a pressão dentro do tubo deve ser igual à pressão atmosférica. Caso contrário, o escoamento nos tubos deixa de ser livre e passa a ser forçado. Como o escoamento do esgoto para a rua se dá pela ação da gravidade, a partir da declividade dos tubos, então os aparelhos sanitários devem estar a montante e o coletor público a jusante. Quando o escoamento nos tubos passa a ser forçado, pode ocorrer a sucção à montante do escoamento do esgoto, então há a quebra do fecho hídrico e a água do desconector escoa em direção ao coletor público, possibilitando a entrada dos gases no ambiente. Na figura, podemos observar o fecho hídrico presente no desconector.


Fonte: Catálogo técnico de esgoto Fortlev

Muitas vezes, o mau cheiro ocorre pelo simples fato do tubo sanfonado estar posicionado de maneira incorreta, não formando o devido “U”. Nesse caso, basta corrigir manualmente a posição do tubo e assim a água voltará a ficar presa no sifão.

De qualquer forma, há uma maneira muito eficiente de evitar que a pressão dentro dos tubos seja diferente da pressão atmosférica: usando tubos de ventilação, ou seja, tubos cujos prolongamentos se dão do tubo de escoamento desde o ponto acima do ramal mais alto a ele ligado até à extremidade superior final aberta à atmosfera, situada a uma distância mínima da cobertura da edificação.


Fonte: www.ebanataw.com.br

Sua extremidade final geralmente é dotada de algum terminal de ventilação que impede a entrada de águas pluviais.

Fonte: www.amanco.com.br

Além do tubo de ventilação prover o ar atmosférico em regiões com depressão, ele também possibilita o alívio de sobrepressões e encaminha à atmosfera os gases formados no interior da tubulação.

Dessa forma, notamos a importância do tubo de ventilação para que os desconectores funcionem de forma eficiente. A falta do tubo de ventilação ou o seu entupimento podem ser a causa do mau cheiro. Neste último caso, vale conferir se o tubo está limpo. Se com tudo isso o problema ainda recorrer, é indicado que se chame um bombeiro hidráulico, já que pode haver um cano furado ou a caixa de gordura estar entupida.

Autor:Ricardo Timotheo

71 visualizações

Siga-nos!

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon