POR QUE INVESTIR EM PAINEIS SOLARES? | Ideal Consultoria
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

POR QUE INVESTIR EM PAINEIS SOLARES?

Atualizado: 27 de abr. de 2020



Ao final do século XX, provou-se que se tornaria insustentável o suprimento de energia elétrica advindo de energias não renováveis que agredissem o meio ambiente. Assim, iniciou-se uma grande procura por um meio totalmente sustentável de se obter energia sem agredir de qualquer maneira o meio ambiente.

Apesar dessa busca, é evidente que ainda não conhecemos uma maneira 100% sustentável, afinal, toda a matéria prima para a criação de aparelhos que nos auxiliam nessa obtenção advém da natureza.

Em meio aos ramos de energia, encontra-se muito forte e presente a energia solar. Esse método de obtenção de energia que já é antigo, descoberto no ano de 1839, consegue absorver a energia emitida pelo sol ou qualquer outra estrela, na forma de luz, e transformá-la em energia elétrica. Isso possibilitou com que, por exemplo, missões espaciais se tornassem possíveis, já que esse é o principal método de obtenção de energia elétrica no espaço.


Por que instalar paineis solares?

Ainda que cara nos dias de hoje, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais explorada pelo mercado consumidor. Empresas onde tem-se um grande consumo de energia já exploram essa tecnologia, e agora é a vez do consumidor.

Nos dias correntes, tem-se tornado cada vez mais fácil adquirir energia de tal maneira. Encontram-se hoje, no mercado, diversas marcas de painéis solares que fabricam a placa de acordo com sua necessidade. Essa crescente tem-se firmado graças ao interesse do consumidor em obter energia de forma mais barata. Além disso, é uma maneira segura e altamente sustentável.


1. Retorno do investimento garantido

Apesar do alto valor do investimento na instalação, sua utilização é altamente retornável, ou seja, o que será economizado na obtenção convencional de energia terá pago sua instalação dentro de 3 anos, para o caso do Brasil. Em sua maioria, as placas disponíveis no mercado possuem garantia de mais de cinco anos, o que se torna um grande atrativo, já que após quitadas, esse mecanismo lhe fornecerá energia de maneira “gratuita”. Assim, economiza-se com o gasto de energia no formato convencional.


2. Em caso de necessidade, não invalida o método convencional de obtenção de energia

Ressalta-se ainda que é possível ter em sua casa ou estabelecimento os dois sistemas. Isso não significa que a energia solar virá a falhar, porém, para grandes demandas de energia, a carga passível de energia solar instalada pode não ser o suficiente para o atendimento e é nesse momento que entra o método convencional, suprindo o que falta.

Além disso, observa-se que, mesmo em lugares frios e muito nublados, a energia ainda é muito vantajosa já que basta ser dia para que os painéis solares façam seu papel, porém a eficiência será ligeiramente menor devido à menor intensidade da incidência de luz.


3. Valorização do imóvel

Outro ponto que válido de se ressaltar é a valorização do imóvel que tem o sistema de energia solar. As pessoas procuram por meios de substituir desde apenas os chuveiros elétricos por painéis solares com boilers, até o fornecimento de energia completo do imóvel por esse meio. E quando você se colocar no lugar do comprador de um imóvel, qual você compraria, um imóvel no formato convencional ou um que gera a sua própria energia?


 

É evidente que é um método que veio para ficar e ainda tem muito o que melhorar, entretanto é explícita a sua vantagem sobre o sistema convencional, o que a torna muito vantajosa, sendo excelente para o consumidor e também para o meio ambiente.

Autor: João Rossoni

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page