Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

POR QUE SOLICITAR O ORÇAMENTO DE OBRAS ANTES DE CONSTRUIR?



O orçamento de obras é uma forma de prever quais serão os serviços, os materiais e os profissionais necessários para a construção de uma edificação. Ele é representado por um documento elaborado através de um planejamento e de uma previsão de custos e valores dos serviços necessários para a conclusão de uma obra.


Portanto, solicitar um orçamento de obras é necessário para a determinação de uma estimativa de custo ao longo de toda etapa da construção, tendo algo mais assertivo em relação ao valor final do serviço. Com um orçamento eficaz, poderão ser evitadas surpresas futuras e prever problemas relacionados com a falta de recursos para a conclusão de um projeto.


Pode-se destacar alguns dos benefícios que um bom orçamento de obras pode acarretar para a construção, dentre os quais temos:

  • Redução de custos com materiais;

  • Facilidade de um planejamento de obra;

  • Menor desperdício;

  • Maior domínio e controle frente a obra;

  • A estimativa de quanto será preciso investir.


Como elaborar um orçamento de obra mais assertivo e eficaz?


O orçamento perfeito vai ser definido através da precisão de seu resultado, ou seja, quanto mais próximo do custo final da obra, mais eficaz será o orçamento. Para elaboração dele, é preciso ter em mãos dois projetos preliminares: um memorial descritivo e uma análise de viabilidade.


Com o acesso às três premissas citadas anteriormente, é dado início a elaboração do orçamento, no qual pode ser distribuído nas seguintes etapas:


  • Estudos de variáveis: É a etapa que consiste em um levantamento de todas as informações sobre a construção e tudo que possa gerar custos. Engloba profissionais, materiais, documentos, entre outros.


  • Composição de Custos: Essa etapa consiste no cálculo dos quantitativos e obtenção de seus respectivos valores unitários. É importante se atentar aos dois tipos de composição de custos; O custo direto e o custo indireto.


Os custos diretos são associados aos serviços no canteiro de obras, ou seja mão de obras e materiais.


Os custos indiretos são aqueles relacionados para que a formalização dos serviços no campo, ou seja, custo com documentação, com funcionários administrativos, entre outros.


Percebe-se que, com os serviços listados e suas unidades especificadas, o próximo passo é fazer o cálculo quantitativo de tudo que será utilizado para a construção. É feito o levantamento da quantidade especificada de todos os materiais que serão utilizados em obras e feito um estudo de mercado, obtendo-se os seus respectivos preços unitários. O quantitativo vai englobar também uma margem de materiais que possam sofrer desperdícios com o andamento da obra.


Qual é a importância?


Em síntese, nota-se a importância de um orçamento de obra devido aos benefícios relacionados ao acompanhamento da obra e a estimativa do valor total que será necessário investir. É importante ressaltar que quanto mais detalhado e especificado as etapas do orçamento, mais chance de se obter o orçamento ideal, diminuindo assim, a chance de erros e proporcionando a continuidade de todas as etapas de construção sem que sejam interrompidas por falta de conhecimento dos custos. Além de, claro, proporcionar uma economia, tendo em vista o estudo de como anda a cotação no mercado.


Dentre as inúmeras vantagens de fazer um bom orçamento de obras antes de começar a execução de seu projeto, ficou claro sua importância para o bom andamento de sua construção? Entre em contato com a Ideal Consultoria Júnior e solicite esse serviço.


Se quiser saber mais informações sobre como construir com métodos certeiros de economia e qualidade, continue acessando o nosso blog e se atentando aos nossos materiais.


Por Bruna Costa

101 visualizações0 comentário