QUERO REFORMAR: POSSO QUEBRAR A PAREDE OU NÃO?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

QUERO REFORMAR: POSSO QUEBRAR A PAREDE OU NÃO?

Atualizado: 13 de set. de 2023



Reformar uma casa ou apartamento é uma oportunidade para dar uma cara nova ao seu lar, pondo em prática seus sonhos e suas ideias para torná-lo mais bonito e organizado, como você sempre quis. Livrar-se daquela parede que divide a cozinha da sala de jantar ou, até mesmo, daquela divisória que impede a sala de ter um espaço mais amplo, podem parecer ótimas ideias para deixar a residência mais moderna, bonita e, até mesmo, parecer maior. No entanto, esse é um passo que deve ser tomado com muito cuidado. Remover uma simples parede pode trazer problemas seríssimos e transformar uma reforma incrível em uma grande dor de cabeça. Entenda o que quebrar paredes pode acarretar e como evitar maiores problemas.



Alguns imóveis possuem um sistema de alvenaria estrutural, no qual as paredes desempenham mais do que a simples função de separar os cômodos. Nesse tipo de construção, a parede também tem a tarefa de sustentar a estrutura, compondo um conjunto que ajuda a edificação a se manter em pé. Remover uma ou mais dessas paredes, de maneira imprudente, pode afetar a condição de equilíbrio da estrutura, prejudicando a segurança do imóvel, já que tal ação pode até mesmo ocasionar instabilidades.


Além do problema estrutural, ao se fazer a remoção de uma parede, também se deve estar atento a tubulações e fios. Muitos desses componentes podem estar localizados na parede que se pretende derrubar. Portanto, caso uma parede em que há tubulações e fios de diversos tipos seja botada abaixo, problemas hidráulicos e elétricos podem trazer custos desnecessários à reforma.



Tendo em vista todos esses problemas que uma reforma mal planejada pode causar, cria-se o seguinte questionamento: “Como saber o que posso ou não fazer na minha reforma para evitar tais problemas?” Simples! Planeje sua reforma com acompanhamento profissional, só assim você terá informações técnicas e planejamento adequados. Dessa forma, você evita dores de cabeça e possíveis gastos desnecessários. Procure um serviço de consultoria de engenharia civil, para fazer um projeto de reforma, que lhe proporcionará todo o conforto e segurança que sua residência pode lhe oferecer.


Por Laércio Trindade.

1.137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page