VANTAGENS DO REUSO DE ÁGUAS PLUVIAIS
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

VANTAGENS DO REUSO DE ÁGUAS PLUVIAIS



O meio ambiente é um tema que vem sido abordado com muita frequência em toda sociedade brasileira e mundial. No final do século XX e início do século XXI foi levantado questões fundamentais quanto à importância que é dada aos recursos ambientais presentes no planeta. Depois de praticamente dois séculos de desenvolvimento industrial e urbano desenfreado a humanidade tem a necessidade de recuar, pois esse desenvolvimento industrial, tecnológico, econômico e demográfico trouxe como consequência um consumo desordenado e de certa maneira irresponsável dos recursos ambientais entre eles está à água, elemento básico para a vida na terra.


Aproveitar a água da chuva de telhados ou até mesmo reutilizar água do enxague de máquinas de lavar roupa para molhar jardins e lavar pisos, é uma prática comum que vem sendo realizada há anos em muitas residências brasileiras de maneira rústica, como alternativa para reduzir os gastos com a conta de água. No desenrolar das últimas duas décadas, houve um aumento na procura e na oferta de sistemas hidráulicos que facilitem o aproveitamento de águas pluviais e o reuso de águas cinzas em diversos usos não-potáveis nas mais variadas tipologias de edificações. No Brasil, a comercialização de sistemas de aproveitamento de águas pluviais e de reuso de águas cinzas iniciou-se no começo dos anos 2000 e, cada vez mais as edificações vem implementando estes sistemas prediais de água não-potável em prol da sustentabilidade.


Sistemas de aproveitamento de águas pluviais e de reuso de águas cinzas são capazes de promover reduções significativas no consumo predial e de garantir um abastecimento contínuo nas principais atividades consumidoras de água em caso de cortes no abastecimento público. Esta medida, tomada em larga escala, é capaz de reduzir os impactos gerados pela exploração de recursos hídricos.


A captação de águas pluviais em uma edificação acontece a partir do escoamento do fluido pelas calhas, onde são implantados filtros com a finalidade de reter as impurezas. A água purificada segue até um reservatório onde recebe tratamento com produtos químicos, sendo posteriormente enviada para as cisternas. Após todo esse processo a água poderá ser utilizada para diversas finalidades.



Essa tecnologia apresenta diversas vantagens, as principais são:


· Economia: aproveitar a água da chuva pode ser uma excelente solução para reduzir o consumo de água potável, reduzir o descarte da água de chuva, reduzindo enchentes e baixar as despesas com a conta de água.

· Flexibilidade: A flexibilidade do sistema e a possibilidade de projetar sistemas para cada situação, permite a instalação nos mais diversos ambientes rurais, urbanos, casas, apartamentos, indústrias, centros de distribuição, concessionárias de veículos, entre outros, com boas economias financeiras.

· Redução de enchentes: A captação de águas pluviais diminui a probabilidade das enchentes.

· Sustentável: A ideia de instalar um sistema de captação e reaproveitamento de águas pluviais gera benefícios imediatos e a longo prazo.


Por Emanuelle Jaques

352 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page