Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL



Atualmente, muito se discute a respeito de preservação do meio ambiente e sua conscientização tem sido eficiente. Com isso, boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente e, assim, surge a necessidade de ampliar tal discussão para o meio da construção civil.


A sustentabilidade na construção civil visa garantir que os impactos ambientais sejam reduzidos em todas as etapas da obra em questão. Tal discussão é importante, pois o setor em questão consome muitos recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos. Dessa forma, surgem várias maneiras de reduzir seus impactos ambientais, seja durante a execução da obra ou após sua conclusão, no dia-a-dia dos usuários.


A seguir estão listadas algumas práticas sustentáveis aplicadas às construções:



1. Escolha dos materiais

Os materiais utilizados na obra são os mais prejudiciais ao meio ambiente se não forem bem escolhidos, pois podem gerar impactos desde sua fabricação até o descarte de resíduos. Dessa forma, têm surgido no mercado várias alternativas para quem quer sustentabilidade em sua obra. Dentre elas estão:


  • Concreto reciclado (concreto feito com resíduos reaproveitados da obra);

  • Materiais biodegradáveis, como tintas, colas, impermeabilizantes e solventes;

  • Tijolo ecológico (tijolo enformado em uma prensa hidráulica);

  • Blocos de adobe.





2. Descarte dos resíduos

Existem diversas soluções que podem ser adotadas para gerir melhor os resíduos gerados na execução de uma obra. Em uma pequena construção, a utilização de caçambas é um dos meios de armazenar todos os tipos de materiais sólidos inutilizáveis, desde que o seu descarte seja feito corretamente. Já em grandes construções, as construtoras devem investir em programas de gestão ambiental, visando a separação de resíduos desde o início até o término da edificação.


3. Telhado verde

O telhado verde consiste numa aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável. Tal solução possui diversos benefícios, como o conforto térmico e acústico da construção.


Pensar na sustentabilidade para uma edificação trará uma maior satisfação para os clientes, já que boa parte da sociedade se preocupa com o meio ambiente. É fato que esse tipo de cuidado não é mais restrito às obras de grande orçamento, e que a sustentabilidade já está presente nas mais diversas construções, sejam edifícios, casas, centros comerciais ou até espaços públicos sustentáveis para as cidades.

Por Sarah Freitas

97 visualizações

Siga-nos!

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon