Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL



Atualmente, muito se discute a respeito de preservação do meio ambiente e sua conscientização tem sido eficiente. Com isso, boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente e, assim, surge a necessidade de ampliar tal discussão para o meio da construção civil.


A sustentabilidade na construção civil visa garantir que os impactos ambientais sejam reduzidos em todas as etapas da obra em questão. Tal discussão é importante, pois o setor em questão consome muitos recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos. Dessa forma, surgem várias maneiras de reduzir seus impactos ambientais, seja durante a execução da obra ou após sua conclusão, no dia-a-dia dos usuários.


A seguir estão listadas algumas práticas sustentáveis aplicadas às construções:



1. Escolha dos materiais

Os materiais utilizados na obra são os mais prejudiciais ao meio ambiente se não forem bem escolhidos, pois podem gerar impactos desde sua fabricação até o descarte de resíduos. Dessa forma, têm surgido no mercado várias alternativas para quem quer sustentabilidade em sua obra. Dentre elas estão:


  • Concreto reciclado (concreto feito com resíduos reaproveitados da obra);

  • Materiais biodegradáveis, como tintas, colas, impermeabilizantes e solventes;

  • Tijolo ecológico (tijolo enformado em uma prensa hidráulica);

  • Blocos de adobe.





2. Descarte dos resíduos

Existem diversas soluções que podem ser adotadas para gerir melhor os resíduos gerados na execução de uma obra. Em uma pequena construção, a utilização de caçambas é um dos meios de armazenar todos os tipos de materiais sólidos inutilizáveis, desde que o seu descarte seja feito corretamente. Já em grandes construções, as construtoras devem investir em programas de gestão ambiental, visando a separação de resíduos desde o início até o término da edificação.


3. Telhado verde

O telhado verde consiste numa aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável. Tal solução possui diversos benefícios, como o conforto térmico e acústico da construção.


Pensar na sustentabilidade para uma edificação trará uma maior satisfação para os clientes, já que boa parte da sociedade se preocupa com o meio ambiente. É fato que esse tipo de cuidado não é mais restrito às obras de grande orçamento, e que a sustentabilidade já está presente nas mais diversas construções, sejam edifícios, casas, centros comerciais ou até espaços públicos sustentáveis para as cidades.

Por Sarah Freitas

369 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo