A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS TÉCNICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS TÉCNICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL



Normas são objetos de padronização que estabelecem regras em um determinado contexto, as quais a sociedade convive de várias formas em diversas situações. Com isso, o país necessitava de algo para regulamentar de forma única e direta tudo que era produzido para consumação, então em 1940 surge a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é uma entidade privada e sem fins lucrativos a qual tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico no país, e é responsável pela liberação dos produtos para um consumo final.


Além da ABNT que é o órgão maior, existe as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) que tem caráter voluntário, é aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e tem por objetivos regularizar produtos e serviços. Já a Norma Regulamentadora (NR) é definida pelo Ministério do Trabalho e sua meta é prevenir e diminuir acidentes decorrentes nos setores, sendo assim, de caráter obrigatório.


Diante disso, a construção Civil não deixou de ser inclusa, e deve seguir várias normas que ajudam a padronizar muitos aspectos da área e embasam um nível de qualidade e segurança, definindo quais os produtos são melhores e quais os procedimentos necessários para que o serviço aconteça de forma segura, seja para o trabalhador que está executando a obra, ou para o consumidor na aquisição do produto final.

As normas sofrem reajustes constantes e em 2013 foi feita as Normas de Desempenho de Edificações que estabelece parâmetro que atendem aos benefícios de consumidor exigindo qualidade nos produtos utilizados na obra, sendo então obrigatório.


O que as normas trazem de importante para as construções:


Com normas estabelecidas, os empreendimentos que não as seguem deixam claro que atuam abaixo dos padrões de qualidade. Assim, essas influenciam no processo de competição no mercado, estimulando as empresas a evoluírem sempre, se adequando as regras e gerando ainda mais profissionalismo no meio.


Além disso, com as NBRs sendo seguidas, eventualidades que podem prejudicar o andamento da obra e os seus trabalhadores são evitadas, pois são previstas antes de acontecer, formando do ambiente um lugar seguro para trabalhar, e assegurando uma boa execução.

Por fim, são muito importantes para o serviço em si, com a regulamentação de quais tipos de materiais e métodos de trabalho a serem escolhidos, fica de forma mais natural estabelecer um parâmetro de qualidade, durabilidade, e procedência, deixando, desse modo, o cliente seguro quanto ao que foi executado, e não gerando danos de nenhuma forma.


Para isso tudo acontecer, existem 881 normas que são separadas em cinco grupos:

· Viabilidade, contratação e gestão: Analisam se a garantia dos métodos de contratação e gestão do projeto são viáveis, e sem possíveis danos posteriores.

· Desempenho, projetos, especificação de materiais e sistemas de construção: Regem toda a parte de edificação, em si, do projeto.

· Execução de serviços: Abordam a execução dos serviços e prezam pela segurança, do trabalhador e do cliente quando ele usufruir do produto.


· Controle tecnológico: São as normas de controle de todos os materiais que serão utilizados e a forma com que serão executados.


· Manutenção na construção: Verifica se tudo condiz com o projeto, garantindo o padrão estabelecido, entregando um produto com qualidade.


Desse modo, é inquestionável a evidência da importância das normas técnicas estabelecidas pela ABNT em qualquer setor que ofereça serviços, principalmente na construção civil, por lidar com a vida de pessoas que necessitam daquela obra, tornando-se realmente sério, e inquestionável o cumprimento das regras mencionadas. Assim, segurança, qualidade e satisfação, seja para o trabalhador que executa a obra, e também para o cliente que espera a realização de um sonho ou a conclusão de uma necessidade da melhor maneira possível, são primordiais. Sendo então, importantes para a evolução dos serviços oferecidos e, da mesma forma, a maneira com que são efetuados cada dia mais.


Por Marianna Vicentini

2.526 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page