top of page

A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS TÉCNICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

  • Foto do escritor: Ideal Consultoria Júnior
    Ideal Consultoria Júnior
  • 17 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

ree

Normas são objetos de padronização que estabelecem regras em um determinado contexto, as quais a sociedade convive de várias formas em diversas situações. Com isso, o país necessitava de algo para regulamentar de forma única e direta tudo que era produzido para consumação, então em 1940 surge a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é uma entidade privada e sem fins lucrativos a qual tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico no país, e é responsável pela liberação dos produtos para um consumo final.


Além da ABNT que é o órgão maior, existe as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) que tem caráter voluntário, é aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e tem por objetivos regularizar produtos e serviços. Já a Norma Regulamentadora (NR) é definida pelo Ministério do Trabalho e sua meta é prevenir e diminuir acidentes decorrentes nos setores, sendo assim, de caráter obrigatório.


Diante disso, a construção Civil não deixou de ser inclusa, e deve seguir várias normas que ajudam a padronizar muitos aspectos da área e embasam um nível de qualidade e segurança, definindo quais os produtos são melhores e quais os procedimentos necessários para que o serviço aconteça de forma segura, seja para o trabalhador que está executando a obra, ou para o consumidor na aquisição do produto final.

As normas sofrem reajustes constantes e em 2013 foi feita as Normas de Desempenho de Edificações que estabelece parâmetro que atendem aos benefícios de consumidor exigindo qualidade nos produtos utilizados na obra, sendo então obrigatório.


O que as normas trazem de importante para as construções:


ree

Com normas estabelecidas, os empreendimentos que não as seguem deixam claro que atuam abaixo dos padrões de qualidade. Assim, essas influenciam no processo de competição no mercado, estimulando as empresas a evoluírem sempre, se adequando as regras e gerando ainda mais profissionalismo no meio.


Além disso, com as NBRs sendo seguidas, eventualidades que podem prejudicar o andamento da obra e os seus trabalhadores são evitadas, pois são previstas antes de acontecer, formando do ambiente um lugar seguro para trabalhar, e assegurando uma boa execução.

Por fim, são muito importantes para o serviço em si, com a regulamentação de quais tipos de materiais e métodos de trabalho a serem escolhidos, fica de forma mais natural estabelecer um parâmetro de qualidade, durabilidade, e procedência, deixando, desse modo, o cliente seguro quanto ao que foi executado, e não gerando danos de nenhuma forma.


Para isso tudo acontecer, existem 881 normas que são separadas em cinco grupos:

· Viabilidade, contratação e gestão: Analisam se a garantia dos métodos de contratação e gestão do projeto são viáveis, e sem possíveis danos posteriores.

· Desempenho, projetos, especificação de materiais e sistemas de construção: Regem toda a parte de edificação, em si, do projeto.

· Execução de serviços: Abordam a execução dos serviços e prezam pela segurança, do trabalhador e do cliente quando ele usufruir do produto.


· Controle tecnológico: São as normas de controle de todos os materiais que serão utilizados e a forma com que serão executados.


· Manutenção na construção: Verifica se tudo condiz com o projeto, garantindo o padrão estabelecido, entregando um produto com qualidade.


Desse modo, é inquestionável a evidência da importância das normas técnicas estabelecidas pela ABNT em qualquer setor que ofereça serviços, principalmente na construção civil, por lidar com a vida de pessoas que necessitam daquela obra, tornando-se realmente sério, e inquestionável o cumprimento das regras mencionadas. Assim, segurança, qualidade e satisfação, seja para o trabalhador que executa a obra, e também para o cliente que espera a realização de um sonho ou a conclusão de uma necessidade da melhor maneira possível, são primordiais. Sendo então, importantes para a evolução dos serviços oferecidos e, da mesma forma, a maneira com que são efetuados cada dia mais.


Por Marianna Vicentini

 
 
 

Comentários


(31) 9 9376-7060

Rodovia MG 443, km 7, Campus Alto Paraopeba, Universidade Federal de São João del-Rei

CEP: 36.420-000 – Sala 5, Torre 2

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
LOGO IDEAL BRANCA.png
bottom of page