BIOCONCRETO: O CONCRETO QUE SE AUTORREGENERA
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

BIOCONCRETO: O CONCRETO QUE SE AUTORREGENERA



Um dos problemas mais recorrentes nas alvenarias são as fissuras, trincas ou rachaduras. Elas podem aparecer em qualquer edificação e devem ser observadas com atenção, pois podem causar danos estéticos e até mesmo o comprometimento da estrutura, dependendo de suas características. Vários são os métodos para a recuperação de tal patologia, mas já pensou em não mais se preocupar com trincas em sua residência?


Nesse artigo falaremos um pouco sobre o bioconcreto, tecnologia que promete acabar com esse grande incômodo presente em muitas edificações.


Pesquisadores da Universidade de Delft, na Holanda, desenvolveram um material capaz de regenerar suas rachaduras, o bioconcreto. Esse material tem em sua constituição a bactéria bacillus pseudofirmus, encontrada em lagos congelados da Rússia, a qual é capaz de produzir calcário.



Quando incorporada à mistura de concreto, tais bactérias produzem carbonato de cálcio e incrivelmente selam as fissuras formadas na edificação, diminuindo assim a preocupação com os gastos futuros de manutenção da construção.


De acordo com o coordenador da pesquisa, Henk Jonkers, a bactéria pode sobreviver por mais de 200 anos e permanece em estado latente até ser estimulada ao trabalho de restauração do concreto. As bactérias somente entram em ação quando expostas à água e oxigênio, exatamente o que acontece quando uma fissura se forma em uma edificação.

Ainda segundo o coordenador da pesquisa, em apenas algumas semanas as bactérias se multiplicam, produzindo carbonato de cálcio e selando as fissuras.


O material já está sendo testado em algumas construções holandesas, porém ainda é produzido com custo razoavelmente alto se comparado ao concreto convencional. No entanto, é importante colocar na balança suas enormes vantagens, como os gastos que serão poupados com sua aplicação.


E você, gostou do bioconcreto? Conte pra nós!


Por Wesley Pinheiro

346 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page