Captação e reúso de águas pluviais: Saiba como funciona
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

Captação e reúso de águas pluviais: Saiba como funciona

Quando se fala em construção civil, tecnologia e sustentabilidade, é quase impossível não pensar na reutilização das águas de chuva. Além de se mostrar uma prática bastante aderida, a captação e reuso de água pluvial se mostra necessária, principalmente em tempos hodiernos, nos quais a escassez desse fluido e o racionamento é realidade para muitas pessoas.

A captação em uma edificação acontece a partir do escoamento do fluido pelas calhas, nas quais se implanta filtros a fim de que as impurezas sejam retidas. A água purificada segue o seu caminho até um reservatório e recebe tratamento com produtos químicos, sendo posteriormente enviada a maiores cisternas. Após seguir devidamente seu trajeto, a água poderá ser reutilizada na limpeza de ambientes, no abastecimento de vestiários ou banheiros públicos, em indústrias e em plantações e irrigações, por exemplo, sendo vedado o seu consumo a menos que seja descrita como potável.

As vantagens do uso dessa tecnologia são inúmeras. As principais delas são a economia e a sustentabilidade:

Economia: O reuso da água, agora purificada, pode ser aproveitado em diversas atividades do cotidiano, reduzindo o preço de sua conta de água;

Sustentabilidade: A captação e reuso de águas pluviais é uma ideia sustentável, agregando benefícios ao homem sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, o índice de entupimento das galerias de águas pluviais cairia, diminuindo, dessa forma, a possibilidade de enchentes. Garantir uma construção sustentável e, não obstante, rentável, mostra o futuro da construção civil: participar de um desenvolvimento econômico e material usando recursos naturais de forma inteligente, sempre atendendo as necessidades dos seres humanos mas reduzindo os impactos ambientais que essas poderiam gerar.

631 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page