Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

Captação e reúso de águas pluviais: Saiba como funciona

Quando se fala em construção civil, tecnologia e sustentabilidade, é quase impossível não pensar na reutilização das águas de chuva. Além de se mostrar uma prática bastante aderida, a captação e reuso de água pluvial se mostra necessária, principalmente em tempos hodiernos, nos quais a escassez desse fluido e o racionamento é realidade para muitas pessoas.

A captação em uma edificação acontece a partir do escoamento do fluido pelas calhas, nas quais se implanta filtros a fim de que as impurezas sejam retidas. A água purificada segue o seu caminho até um reservatório e recebe tratamento com produtos químicos, sendo posteriormente enviada a maiores cisternas. Após seguir devidamente seu trajeto, a água poderá ser reutilizada na limpeza de ambientes, no abastecimento de vestiários ou banheiros públicos, em indústrias e em plantações e irrigações, por exemplo, sendo vedado o seu consumo a menos que seja descrita como potável.

As vantagens do uso dessa tecnologia são inúmeras. As principais delas são a economia e a sustentabilidade:

Economia: O reuso da água, agora purificada, pode ser aproveitado em diversas atividades do cotidiano, reduzindo o preço de sua conta de água;

Sustentabilidade: A captação e reuso de águas pluviais é uma ideia sustentável, agregando benefícios ao homem sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, o índice de entupimento das galerias de águas pluviais cairia, diminuindo, dessa forma, a possibilidade de enchentes. Garantir uma construção sustentável e, não obstante, rentável, mostra o futuro da construção civil: participar de um desenvolvimento econômico e material usando recursos naturais de forma inteligente, sempre atendendo as necessidades dos seres humanos mas reduzindo os impactos ambientais que essas poderiam gerar.

146 visualizações

Siga-nos!

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon