CASAS AUTOMATIZADAS: COMO FUNCIONAM?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

CASAS AUTOMATIZADAS: COMO FUNCIONAM?



O conceito de casas automatizadas é algo novo. Os primeiros indícios surgiram no final da década de 1970 nos Estados Unidos. Eram soluções simples, as quais resolviam situações pontuais, como ligar remotamente algum equipamento ou luzes. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ótima aceitação das mesmas, essas casas têm se tornado uma realidade.


A automação residencial acontece por meio de equipamentos que se comunicam e possuem a capacidade de seguir instruções previamente estabelecidas pelo proprietário da residência e com possibilidades de alterações conforme seus interesses. Tudo isso sendo controlado por meio de aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. Permitindo assim, maior qualidade de vida.



Um dos principais pontos é aumentar o bem-estar e o conforto de seus moradores. Para isso existem diversas funções, como: ligar o ar-condicionado durante o trajeto até sua residência, para que desta forma ao chegar o ambiente já esteja na temperatura adequada; programar para que em determinado horário ele ligue; desligar alguma luz que tenha sido esquecido acesa, através de um clique ou um comando de voz; ligar aparelhos como máquinas de lavar, cafeteiras, sistemas de som e irrigação do jardim; abrir ou fechar cortinas.


Outro ponto de extrema relevância é a segurança. Hoje é possível acompanhar o estado de sua casa de qualquer lugar do mundo, sendo necessário um sistema de câmeras integrado que avisa se acontecer qualquer coisa dentro da casa. Possui sensores de vazamento de água e gás, os quais acionam uma válvula para fechamento quando houver algo de errado. As portas podem ser abertas por meio de biometria e os portões com sensores que reconhecem as placas dos carros. E quando não houver ninguém em casa, durante uma viagem, é possível programar a casa para simular presença.



É possível ainda ter assistentes de voz, as quais seriam comparadas a governantas, que dizem os compromissos da sua agenda, fazem compras, informam a previsão do tempo, enviam mensagens e até realizam ligações, tudo com um simples comando de voz. Você poderá tomar decisões estando ou não em casa, bem como economizar energia. O sistema de automação poderá desligar os equipamentos que forem desnecessários levando à redução das contas de energia elétrica.


Em suma, as casas automatizadas têm um grande potencial para se tornarem cada vez mais frequentes. Elas atendem as principais demandas do consumidor e estão em constante desenvolvimento, visto que a tecnologia está sempre evoluindo e se reinventando.

E aí? Você está pronto para ter uma casa automatizada? Não perca tempo!


Por Letícia Morais.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page