CONHEÇA A PLATAFORMA BIM E SUAS VANTAGENS
Buscar
  • Ideal Consultoria

CONHEÇA A PLATAFORMA BIM E SUAS VANTAGENS


1. O BIM O BIM, ou Building Infomation Model (Modelo da Informação da Construção) é um conjunto de informações a respeito do projeto que se encontram unificadas e centralizadas em apenas um arquivo. Estas informações são contidas durante todo o ciclo de vida da construção e são compartilhadas entre todas as plataformas que suportam a tecnologia BIM.


Este compartilhamento dinâmico de informações em modelos BIM permite que mudanças feitas em uma parte do projeto sejam replicadas em todas as demais vistas, plantas e diferentes seções.



2. O Revit

O Autodesk Revit Architecture é um software, da empresa Autodesk, que apresenta recursos para projeto de arquitetura, engenharia estrutural, engenharia de sistemas mecânicos, elétricos, hidráulicos e construção.


Este aplicativo faz uso da tecnologia BIM, definida no tópico acima, para centralização de todas estas informações em apenas um projeto, o que permite uma elaboração colaborativa e a interligação das informações entre os diferentes projetos, garantindo simulações completas dos sistemas nele presentes.


Dessa forma, o programa garante um desenvolvimento otimizado e coordenado, fazendo com que o profissional economize até 70% durante o desenvolvimento do projeto.



3. Vantagens Em relação a diversos softwares com essa funcionalidade, o Revit apresenta algumas vantagens estratégicas como:


  • Alterações pontuais automaticamente replicadas em todo o projeto;

  • Conectar equipes para desenvolvimento de trabalho colaborativo;

  • Oferecer desempenho otimizado;

  • Oferecer ferramentas para renderização;

  • Conectividade com outros softwares;

  • Permitir a extrações de informações de forma automática, como geração de planilhas, cortes, vistas e perspectivas.

Estas são algumas das vantagens que, em resumo, vão economizar tempo e recursos durante a etapa de concepção e elaboração do projeto.



4. Diferenças para o AutoCAD Sendo cerca de 20 anos mais velho, o CAD (Computer Aided Design), diferentemente do Revit, não é um software para modelagem. Os dois pertencem à mesma empresa e isso apenas fortalece o conceito de que são aplicativos com diferentes objetivos principais. Quando comparados em suas mesmas funções, o Revit apresenta inúmeras vantagens que se resumem em uma palavra: BIM.

A capacidade de interligação e otimização do projeto que o BIM permite, é o que faz do Revit ser um programa muito mais indicado e utilizado entre arquitetos e engenheiros. Em contrapartida, o AutoCAD é mais adequado para desenhos 2D para esquematização e representações do que realmente modelagens detalhadas repletas de informações.

Percebe-se, enfim, que ambos os softwares têm seu lugar no processo de criação e design de projetos.


Por Giuseppe Scardino

0 visualização

Siga-nos!

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon