Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE TELHADOS PARA A SUA CASA



Pensar no telhado da sua edificação é um momento muito difícil, pois ele interfere diretamente no custo, no conforto térmico, acústico e até na estética, sendo de extrema importância para o empreendimento. Dessa forma, vamos apresentar alguns tipos de telhados e suas funcionalidades:


Telhado Aparente


É o mais simples e mais utilizado, sendo sua principal característica as telhas aparentes. Esse tipo de telhado permite ir do estilo rústico ao moderno com suas formas definidas em:


- Uma água: que é simples, barato e de fácil execução. É muito utilizado em construções menores, pois possui apenas uma face de escoamento. Devem ser utilizadas poucas madeiras que servirão de apoio para as telhas de cerâmica ou de fibrocimento.


- Duas águas: quadrado ou retangular dividido ao meio, sendo as duas partes iguais e com a mesma inclinação. A diferença entre o telhado de duas águas para o de uma é que a inclinação varia em torno de 15º a 45º, sendo essa sua maior vantagem. Em razão disso, para áreas chuvosas é interessante que se utilize esse modelo. Ele é esteticamente bonito e muito utilizado no Brasil, pois é viável para vários tamanhos de construções.


- Três e quatro águas: são um pouco mais complexos que os anteriores e possuem formações triangular e retangular, respectivamente. Em razão disso, é muito utilizado para construções maiores e que necessitam de grandes escoamentos. Encontrar mão de obra especializada para esse tipo de telhado é mais comum.



Telhado Embutido/ Platibanda


Esse estilo é muito usado em construções de casas modernas e ele fica embutido na estrutura, que é escondida pela platibanda (um pequeno muro). A inclinação usada é pouco menor em relação aos outros estilos e não se utiliza telhas de cerâmica nem de barro. Aço galvanizado, fibrocimento e concreto são as mais usadas para esse estilo, tendo a economia na parte da madeira, além de uma estética mais moderna, como as principais vantagens.


No entanto, é um telhado que merece toda atenção no momento da construção, pois a parte da calha que fará todo o trabalho de escoamento deve estar bem alinhada com o restante do telhado, evitando infiltrações. Ele também necessita, em alguns casos, de investimento em mantas térmicas para diminuir a temperatura interna.



Telhado Sobreposto


Esse exemplo tem diferentes alturas entre as quedas e não há regras devido a quantidade de quedas d’água a ser utilizada. Podem ser usados vários tipos de inclinações tornando-o versátil e moderno. A única desvantagem desse telhado é o custo elevado, devido à quantidade de madeira utilizada.



Telhado Verde


Esse modelo é muito usado para trazer um visual diferente para as edificações, além de ser uma solução sustentável. Ele é composto por vegetação e envolve técnicas de impermeabilização e de plantio. Nele é possível obter maior aproveitamento da luz do sol, da água captada para limpeza de ambientes, além de deixar a construção mais arejada. No entanto, é importante saber que nem todas as edificações aceitam esse modelo e que para a execução do mesmo necessita-se de um profissional qualificado e manutenção durante o ano.



Existem outros tipos de telhados e todos eles têm suas vantagens e desvantagens, precisando assim ser avaliado qual se encaixa na sua edificação.

Um projeto se torna necessário para que você tenha segurança, economia e facilidade ao construir, e nós da Ideal estamos aqui para te auxiliar nesse momento. Qualquer dúvida entre em contato conosco e saiba mais!




1.913 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo