FOSSA SÉPTICA OU BIODIGESTOR?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

FOSSA SÉPTICA OU BIODIGESTOR?



Você já ouviu falar em fossa séptica ou biodigestor? Sabe como funcionam ou até mesmo qual é a melhor opção para a sua residência? Continue lendo e entenda como funciona e quais são os benefícios dessas unidades de tratamento de esgoto.


1. O QUE SÃO?


A Fossa séptica é um sistema de tratamento de esgoto doméstico. É uma das formas mais simples de realizar o tratamento adequado do esgoto, porém ela não oferece o mesmo tratamento de esgoto oferecido por uma estação de tratamento de esgoto. Pode-se encontrar três tipos de fossas sépticas: as pré-moldadas, fossas sépticas de tijolos maciços ou de blocos de concreto que aí podem ser feitas circulares ou retangulares.


O Biodigestor é uma alternativa simples e prática que serve para tratamento de esgotos residenciais ou para uso rural. Hoje vamos falar do biodigestor para uso residencial que também pode ser chamado de fossa séptica biodigestora.

2. COMO FUNCIONA E QUAL A SUA MANUTENÇÃO?



O principal objetivo da fossa é receber e armazenar os esgotos por um determinado período de tempo. Assim, os sólidos se sedimentam no fundo da estrutura e a gordura contida no esgoto fica retida. Apesar de ser capaz de realizar um tratamento primário, a eficiência dele é baixa e limitada, de modo que, se for lançado na natureza, esse esgoto tem potencial de contaminar o solo e a água, além de gerar odores e aspecto desagradável.

A manutenção e limpeza da fossa séptica vai depender de diversos fatores, como o tamanho do reservatório, o número de pessoas que utilizam a casa, a quantidade de água liberada, entre outros pontos relacionados ao uso. O certo é fazer a limpeza e manutenção uma vez por ano mas, precisa-se sempre estar analisando se a fossa não apresenta nenhuma trinca ou vazamento.


As fossas sépticas deverão ser instaladas no local mais baixo do terreno, para evitar o mau cheiro e se caso tiver algum vazamento, evitar contaminações. Elas deverão ser construídas de acordo com o tamanho e necessidade de cada residência e de acordo com a NBR 7229.



O funcionamento do biodigestor se dá a seguinte maneira: como ele é um equipamento fechado, o esgoto chega pela tubulação e escoa para dentro e assim começa a decomposição orgânica através da digestão anaeróbica, ou seja, na ausência de oxigênio, bactérias anaeróbicas decompõem a matéria orgânica úmida presente no equipamento. O lodo fica depositado no fundo e depois é levado para a caixa de secagem.


Deve-se instalar uma caixa de passagem antes do biodigestor para diminuir os riscos de entupimento da tubulação. A primeira extração do lodo deve ser feita de 8 a 12 meses. Antes da extração é bom avaliar: se o material tiver algum odor ou coloração cinza/marrom, deve-se esperar mais alguns meses para fazer essa extração.

3. AFINAL, QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FOSSA SÉPTICA E DO BIODIGESTOR?


FOSSA SÉPTICA


Vantagens:

  • Manutenção é econômica;

  • Pequeno espaço para construção;

  • Excelente opção para comunidades rurais, edifícios, parques, condomínios e hotéis;

  • Duram cerca de 20 a 40 anos dependendo do uso e da manutenção correta.

Desvantagens:

  • Um sistema séptico mal mantido pode atrair moscas e insetos que podem transmitir doenças infecciosas que colocam em risco a saúde;

  • Pode ocorrer a contaminação do solo quando não se realiza a manutenção devida;

  • Entupimento por óleo, graxa, gorduras e outros materiais.


BIODIGESTOR


Vantagens:

  • Reciclagem dos resíduos orgânicos da poluição ambiental;

  • Sustentabilidade: permite o reaproveitamento de água por vala de infiltração;

  • Se houver jardim com grama ou árvores frutíferas no local pode ser feita a irrigação pelas raízes e trazer ainda mais vida ao local que está sendo lançado;

  • Ele é totalmente impermeável, evitando possíveis vazamentos e contaminação do solo;

  • Não precisa de um caminhão de limpa fossa.

Desvantagens:

  • Para os biodigestores residenciais não tem nenhuma desvantagem.


Ficou interessado depois de conhecer mais sobre esses sistemas de tratamento de esgoto? Entre em contato conosco e venha fazer um Projeto Sanitário com a melhor solução adequada a sua residência.



12.150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page