Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: COMO PREVENI-LAS?


  • O que é Patologia da Construção?

O termo patologia da construção refere-se aos estudos de danos ocorridos em uma edificação. Trata-se do conhecimento de identificar as causas e os efeitos dos problemas encontrados em uma obra.


As patologias existentes são inúmeras e podem ter diversas origens. Algumas são naturais e surgem devido ao tempo de uso das edificações, outras, podem originar-se devido a falhas construtivas ou na elaboração de projetos.


  • Quais são as causas de patologias?

Podem ser enumerados algumas das causas que venham a ser responsáveis pelo surgimento de patologias das construções, dentre as quais temos:


● Qualidade dos materiais utilizados;

● Ausência de manutenção preventiva;

● Aplicação de materiais diferentes dos que foram determinados no planejamento de obras;

● Falhas na elaboração de projetos;

● Falhas na execução de atividades da obra.


É notório que dentro de todas as alternativas citadas acima, existem maneiras de evitá-las. Com um acompanhamento de obras eficaz se torna ainda mais assertivo identificar e solucionar a patologia em um curto espaço de tempo.


  • Quais são as eventuais patologias na construção civil?

Abaixo encontra-se algumas das patologias mais recorrentes em uma construção:


Fissuras, Trincas e Rachaduras: As fissuras são pequenas aberturas que ocorrem em uma superfície sólida (paredes, tetos) com espessuras inferiores a 0,5 mm. Trincas apresentam aberturas maiores de 0,5 mm e inferiores a 1 mm . Já as rachaduras, por sua vez, apresentam aberturas superiores a 1,5 mm profundas e bem destacadas.



Manchas: O surgimento de manchas nas edificações, na maioria das vezes, é relacionado a fatores ocasionados pela umidade. Podem aparecer em diversos elementos como: pisos, paredes, elementos estruturais, fachadas entre outros. Algumas manchas podem ser provindas da umidade e apresentar inúmeras causas, dentre elas temos as falhas de impermeabilização da água da chuva, vazamentos provindos de instalações hidráulicas, entre outras possibilidades.




Eflorescência: São manchas de coloração branca que surgem na superfície. Ocorre devido ao mecanismo de capilaridade da umidade, que consegue transportar sais solúveis que estão presentes nos materiais construtivos e são depositados na superfície.




Corrosão das armaduras: Trata-se de uma patologia bem recorrente, acontece devido a formação de cloreto no concreto ou a diminuição de pH do mesmo, o que torna a armadura desprotegida originando o estado de corrosão. É uma patologia que necessita de muito alerta e oferece bastante perigo, devido a possibilidade de ocorrência da diminuição da seção da armadura, logo, afeta a capacidade estrutural da edificação, além de ocasionar o desplacamento do concreto em consequência da expansão de volume.




Deterioração do concreto: Refere-se a perda de resistência do concreto, devido a forma com que os aglomerados se juntaram ao cimento para a formação do concreto. A patologia ocorre quando a pasta de cimento se desfaz, sendo possível haver inúmeras causas, como recalque de fundações, retração hidráulica, dilatação térmica entre outras.




Em síntese, é importante ressaltar que ao observar a aparência de uma patologia é necessário procurar ajuda de profissionais especializados e buscar solucioná-las o mais rápido possível. Patologias podem oferecer grandes riscos para as estruturas e precisam ser tratadas e prevenidas. Dentre as inúmeras possíveis causas citadas anteriormente, nota-se que são causas acessíveis de prevenção.


Prevenir sua edificação de uma patologia significa ter cuidados desde a fase inicial, faz-se necessário atentar-se desde a primeira etapa de como está sendo elaborado os projetos, a fase de concepção, ter um planejamento de obra eficaz, devidas vistorias e manutenções.


Tendo em vista uma edificação que apresente um profissional da área da construção civil que ofereça um serviço de qualidade, pode contribuir com a diminuição significativa do número de patologias em suas obras.


Você está pensando em construir e está com receio das patologias das construções? Procure a Ideal Consultoria, oferecemos um serviço de qualidade na área de projetos de engenharia civil que vai contribuir para que não haja problemas ao longo de sua construção.

Quer saber mais e apresenta alguma dúvida a respeito do conteúdo mencionado? Continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato conosco.


Bruna Costa





166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo