O QUE É E PARA QUE SERVE O LAUDO TÉCNICO?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

O QUE É E PARA QUE SERVE O LAUDO TÉCNICO?

Atualizado: 8 de dez. de 2020



Você já ouviu falar no Laudo Técnico? É bem provável que sim, pois existem diversos tipos de laudos no mercado, empregados em diferentes áreas e situações. Contudo, no post de hoje, iremos abortar sobre sua aplicação na construção civil e o quanto essa ferramenta pode ser útil para a detecção de patologias e avaliações de imóveis.


O que é um Laudo Técnico?


O Laudo Técnico nada mais é que um relatório emitido por um engenheiro especializado, logo após os processos de análise e avaliação, a respeito de um problema ou caso específico. Dessa forma, têm-se o diagnóstico da situação, baseado na experiência e conhecimentos técnicos do profissional.


Eles possuem diversos tipos e finalidades, como: laudo de reforma, das causas jurídicas, de avaliação de imóvel, etc.


Todos eles são de extrema importância, pois, quando devidamente executados, podem combater e evitar problemas, contribuir para a identificação de soluções mais eficazes, otimizar gastos e garantir mais segurança e conforto ao cliente.


Agora que estamos cientes sobre a definição e importância do Laudo Técnico, podemos partir para as etapas de criação do documento.


1 Entenda a demanda do cliente


A primeira etapa para a elaboração do Laudo Técnico é a análise da demanda do cliente, ou seja, identificar exatamente o que ele precisa. Isso possibilitará que o processo seja mais efetivo, permitindo que o profissional empregue melhor seus esforços e conhecimentos.


Portanto, é importante que as informações obtidas sejam documentadas detalhadamente e todas as dúvidas sejam sanadas, afim de que nenhum detalhe seja deixado para trás.


2 Trace métodos para o levantamento dos dados


Estando ciente da demanda do cliente, é preciso ir a campo para a coleta dos dados, os quais serão utilizados como objetos de pesquisa para a resolução do problema. Sendo assim, é preciso estabelecer métodos para que esse levantamento seja bem sucedido.


Alguns métodos preliminares, como perguntar ao cliente se o problema já ocorreu anteriormente, ou se algum procedimento já foi realizado, podem ser muito úteis, direcionando o profissional para os supostos motivos da situação.


Estudar o histórico da edificação também é indispensável, pois, analisando sua performance ao longo do tempo, é possível entender seu comportamento e tentar evitar que tais erros ocorram novamente.


Apesar de serem muito eficazes, existem casos em que os métodos preliminares serão insuficientes, fazendo-se necessário a utilização de práticas mais elaboradas, como a realização de testes, monitoramento, etc.


Tais procedimentos garantem um maior embasamento científico ao trabalho e permitem a identificação de soluções mais assertivas.


3 Cuide-se com relação a estruturação


Após a coleta dos dados e identificação do problema, é hora da confecção do Laudo Técnico.


Fatores como estrutura do documento, linguagem utilizada e formatação devem ser levados em consideração, pois o laudo deve entendido tanto por um expert na área, como também por um leigo.


Dessa forma, é preciso que ele seja claro e objetivo, afim de evitar diferentes interpretações e garantir que seu objetivo seja concluído, pois documentos excessivamente longos podem fazer com que as principais informações se percam.


Alguns elementos como sumário, fotografias, resumos, dentre outros, deixam o trabalho mais completo e contribuem para o entendimento do conteúdo.


Por se tratar de um documento específico e profissional, alguns termos técnicos podem não ser tão claros ao leitor. Sendo assim, não há problema em se explicar tais terminologias, pois o principal intuito é de que o documento seja compreensível a todos.


O documento também deve obedecer a alguns critérios, como os constados na NBR 13.752 (1996) – Perícias de Engenharia na Construção Civil.


Também é válido verificar o IBAPE, Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, pois ele possui diversas normas que irão nos auxiliar no processo de elaboração.


Se você se interessou no assunto ou está precisando realizar um Laudo Técnico, entre em contato conosco através das nossas redes sociais e solicite já o seu.


Por Marco Antônio


3.543 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page