POR QUE REALIZAR UM LAUDO DE SONDAGEM ANTES DE CONSTRUIR?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

POR QUE REALIZAR UM LAUDO DE SONDAGEM ANTES DE CONSTRUIR?



A Sondagem SPT, também conhecida como sondagem à percussão ou sondagem simples, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo. Sua metodologia é prescrita na NBR 6484:2001 (execução de sondagens de simples reconhecimento dos solos).


Com a sondagem é possível conhecer as características do terreno da construção, como o tipo de solo, a profundidade, o comportamento, o perfil, o nível do lençol subterrâneo e a determinação da resistência do solo às tensões.


É extremamente importante a realização do laudo de sondagem do solo antes de iniciar a construção de uma obra, pois sua não realização torna-a sujeita a patologias futuras que poderiam ser evitadas.



Esse serviço possibilita definir e dimensionar o tipo de fundação mais adequado. Afinal, um projeto de fundação exige investigação do solo para a determinação de um comprimento mínimo e sua secção transversal (capaz de transmitir as cargas solicitantes para o solo). Dessa forma, a realização do laudo de sondagem proporcionará economia ao evitar custos adicionais tanto pelo desperdício de material pelo superdimensionamento das fundações, como pelos gastos oriundos do surgimento de problemas técnicos relacionados ao subdimensionamento e/ou escolha do tipo inadequado das fundações.


A falta de investigação do subsolo é a causa mais frequente das patologias das fundações, como rachaduras e recalque (rebaixamento causado pelo espessamento do solo). A realização do laudo de sondagem é essencial à solução dessas patologias e proporciona muito mais segurança para a edificação.


A partir do laudo de sondagem obtemos informações cruciais para a tomada de decisões em relação ao projeto da edificação, tornando viável uma execução SEGURA, EFICIENTE, PRECISA e, ao mesmo tempo, ECONÔMICA.


Por: Lorena Sant’Anna

2.147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page