Projeto Arquitetônico: o que você precisa saber?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

Projeto Arquitetônico: o que você precisa saber?



Por definição, entende-se projeto arquitetônico como a representação da edificação por meio de escrita e desenhos. O projeto em questão é feito através da análise da necessidade do cliente e da segurança da obra. Com a finalidade de proporcionar o maior conforto possível, analisa-se a ventilação, a iluminação, a utilização do espaço conforme a necessidade do cliente, a estética e a harmonia com o ambiente.

Mas afinal, porque devo contratá-lo?

Ao contrário do que se pensa muita das vezes, não fazer um projeto não significa necessariamente que estará gerando economia, pois pode, na verdade, gerar mais gastos tanto de dinheiro e materiais, quanto de tempo de concepção da obra. Além disso, pode gerar insegurança e o resultado final pode não ser o esperado, uma vez que esse projeto é a base principal para uma boa obra e o mais importante para um planejamento mais correto, seguro, econômico e viável quando se deseja construir ou reformar.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, cerca de 54% da população brasileira já construiu ou já reformou sua moradia. Desses 54%, aproximadamente 85,4% não contrataram um profissional. Esse número tão expressivo mostra o senso comum que leva a população a acreditar que o projeto arquitetônico é irrelevante, mas ao contrário disso, a atuação de arquitetos e engenheiros civis tem a finalidade justamente de reduzir custos e tempo na obra, que pode chegar a ser 30% mais cara caso haja erro de execução, que gera retrabalho e desperdício de material e durar até 2 vezes mais se não for acompanhada.

E o que eu ganho com esse tipo de projeto?

As vantagens que o projeto arquitetônico traz são diversas, entre elas podemos citar:

  • Atendimento às necessidades do cliente;

  • Garantia de conforto (analisa-se fatores climáticos que influenciam diretamente no local da obra para buscar as melhores soluções para o conforto térmico da construção de maneira a minimizar o uso de equipamentos como ar-condicionado ou aquecedor);

  • A previsão de espaços para a concepção de instalações elétricas e hidráulicas para um projeto mais econômico;

  • Estética personalizada para manter uma boa aparência do imóvel;

  • Economia (o projeto especifica os materiais necessários e através dos desenhos pode-se seguir um passo a passo para a construção, evitando erros, desperdício de tempo e dinheiro).

Para a elaboração desse projeto, contamos com algumas fases importantes:

Levantamento de dados: são coletadas informações importantes sobre características do terreno e o cliente indica suas necessidades e seus objetivos com a obra.

Anteprojeto: com o aval do cliente para a elaboração do projeto, dá se início a elaboração do projeto com a criação da planta baixa de cada pavimento, indicação de cada cômodo, cálculo de áreas, planta de cobertura, localização de portas e janela, sempre atento às necessidades apresentadas.

Projeto legal: o projeto é adequado às normas legais do município apresentadas no código de obras municipal, com a finalidade de ser aprovada na prefeitura.

Projeto executivo: é desenvolvido todos os detalhes finais do projeto, integrando os projetos complementares (hidrossanitários, elétricos, estruturais, etc) presentes, dando condição para a execução da obra conforme as especificações contidas no projeto.

Concluindo

A partir do que foi dito, quando se tem um projeto arquitetônico realizado adequadamente com as diretrizes municipais e ocupação do solo atendida, é possível ter o direito de construir dado pela prefeitura. Isso tudo influencia diretamente na segurança e no conforto proporcionado à edificação, seja pela ventilação ou o simples posicionamento de uma tomada, que foi pensado para ser funcional, buscando aproximar a relação das pessoas com o empreendimento.

Você quer economizar tempo e dinheiro? Quer um projeto que dê a garantia de facilidade, economia e conforto? Ou um projeto que regularize seu imóvel? Quer ter o direito de construir? A Ideal Consultoria pode te ajudar! Entre em contato conosco aqui mesmo no site ou pelo nosso telefone (31) 9 9376-7060!

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page