Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

PROJETO DE DRENAGEM URBANA: SAIBA MAIS!



1. O que é projeto de Drenagem Urbana?


A Drenagem Urbana é o conjunto de medidas responsáveis por minimizar danos ocasionados pelas águas das chuvas no meio urbano. O sistema de drenagem é o principal meio de escoamento da água da chuva, através dele são criadas soluções para os riscos em que a população está sujeita, como as inundações e alagamentos, possibilitando assim, mais alternativas de segurança para as pessoas.


Um projeto de drenagem é feito com base em análise de estudos hidrológico, projeto topográfico, projeto arquitetônico (se tiver), leis da cidade, estudos de técnicas para escoamento e encaminhamento da água de volta para rios, mares e bacias e entre outras análises que forem necessários para criar diversas alternativas de solução para construção de um empreendimento ou de uma obra de infraestrutura urbana.


Os elementos que compõem um projeto de drenagem urbana são: pavimentação das ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de infiltração nos lotes e pavimentos, trincheiras e valas.


2. Quem precisa desse projeto?


Grande parte dos projetos de drenagem se destinam para as construções de empreendimentos imobiliários ou obras de infraestruturas, entretanto pode ser utilizado no canteiro de obras, visando assim pontos positivos para o andamento da construção.


3. Sustentabilidade e tecnologia em drenagem urbana


As cidades estão sempre necessitando de asfaltos e calçadas, permanecer com a infiltração de água no solo se torna um grande desafio, não é mesmo? Para isso iremos buscar inovações com materiais específicos para uma drenagem qualificada e para solucionarmos inúmeros problemas ocasionado pelas águas.


Podemos encontrar três tipos de pisos drenantes de concreto:


  • Piso Inter travado permeável: Permite a passagem e escoamento das águas entre os vãos, são utilizados em áreas externas, que estão expostas constantemente à chuva. O piso Inter travado permeável é produzido com resíduos reaproveitados ou bases naturais como fibras e pedras.



  • Concregrama ou pisograma: É um piso drenante vazado, onde os espaços livres podem ser preenchidos com grama. Pode ser utilizados em áreas externas, calçadas e também em espaços residenciais como por exemplo, jardim de inverno.



  • Piso fulget drenante: É composto pela junção do cimento e pedras moídas, sua aplicação lembra a execução de asfalto. Ele pode ser aplicado em áreas externas e internas de prédios, residenciais e comerciais.













Entenderam a importância da drenagem? Através dela vários danos podem ser evitados e a segurança de sua edificação estará garantida. Em caso de alguma dúvida ou se necessitar de um projeto de drenagem qualificado, entre em contato conosco. No mais, fique ligado em nosso blog, pois temos sempre conteúdos que podem lhe auxiliar de alguma forma.


Por Elisandra Diene




123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(31) 9 9376-7060

Rodovia MG 443, km 7, Campus Alto Paraopeba, Universidade Federal de São João del-Rei

CEP: 36.420-000 – Sala 5, Torre 2

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
LOGO IDEAL BRANCA.png