Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

PROJETO ESTRUTURAL: UMA ALTERNATIVA PARA UMA OBRA MAIS SEGURA E ECONÔMICA.


O Projeto Estrutural é com certeza o projeto mais importante da Engenharia Civil, mas por que?

  • É o responsável pelos cálculos estruturais da sua edificação;

  • A principal função deste projeto é dimensionar o que chamamos de esqueleto da edificação. Este esqueleto por sua vez, é composto por fundações, pilares, vigas, lajes, dentre outros elementos que forem julgados necessários pela particularidade de cada projeto;

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DESSE PROJETO?

As vantagens de ter em mãos o Projeto Estrutural de sua obra, são incontáveis. A começar pela segurança de se ter uma edificação bem estruturada, além de uma economia significativa nos gastos.

  1. Segurança

Cada parte da sua edificação é cuidadosamente planejada e calculada, para que o processo de obras ocorra de acordo com o cronograma estipulado pelo engenheiro ou arquiteto, evitando que surjam contratempos.

Quanto maior o detalhamento de um projeto estrutural, mais segura a sua obra está e menor a chance de erros de execução.


Quais problemas a falta de um projeto estrutural pode acarretar?

Uma estrutura superdimensionada ou subdimensionada pode gerar problemas como:

  • Surgimento de trincas;

  • Quedas de revestimentos;

  • Deslocamento de pisos, ou até mesmo um desabamento;

  • Despesas extras geradas por imprevistos no canteiro de obras;

  • Ausência de um cronograma, gerando maior gasto com funcionários por mais tempo;

  • Ausência de um quantitativo, gastando mais e gerando desperdício;

Para que uma estrutura de fato funcione, o projeto estrutural deve ser protagonista.


A segurança de obter um bom projeto estrutural vai desde a proteção dos pedreiros no processo de execução, até a excelência de sua obra.


2. Economia

Reduzir custos é uma preocupação de todos no ramo da construção civil. Isso porque, muitas vezes, é difícil manter o controle sobre tudo o que acontece no dia a dia de uma obra e os gastos não planejados acabam acontecendo.



O Projeto Estrutural é importante pois além de levar mais segurança, ele racionaliza o uso de materiais exatos de acordo com o que é calculado para a conclusão da edificação, de modo que o controle seja mais rígido, e o cronograma não saia dos trilhos.

Se você quer sua obra mais econômica e segura, com todas as vantagens oferecidas pelo projeto estrutural, entre em contato com a Ideal Consultoria.




98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo