Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

PROJETO HIDRÁULICO: DISTRIBUIÇÃO COMPARTILHADA X INDIVIDUAL

O projeto hidráulico é uma etapa de grande importância em uma construção. Nele contém informações como os tipos de tubulações que devem ser utilizadas, seus diâmetros e seus respectivos posicionamentos, além do tipo de distribuição de água a ser utilizada, podendo ser compartilhada ou individual, sempre seguindo as normas.


Dessa forma, o projeto hidráulico garante que todas as necessidades do projeto serão atendidas, proporcionando:

  • Economia de tempo;

  • Controle de gastos para o proprietário e/ou construtor. 


O que é o sistema de distribuição compartilhada?


No sistema de distribuição compartilhada, com destaque para as instalações hidráulicas prediais, as tubulações e elementos hidráulicos, como os hidrômetros, são de uso comum à vários pavimentos.


Como acontece a distribuição compartilhada?


O prédio possui um único hidrômetro que mede o consumo de água de toda a construção, e o valor da tarifa é dividido igualmente entre todos os moradores.

Esse não é um método muito indicado atualmente, uma vez que cada morador possui um consumo diferente e pode estar pagando a mais ou a menos pelo seu consumo.


O que é o sistema de distribuição individual?


No sistema de distribuição individual, cada pavimento de uma construção possui os próprios elementos hidráulicos. Por exemplo: cada apartamento e/ou pavimento possui um hidrômetro exclusivo. Assim, cada morador recebe a sua tarifa separadamente e referente apenas ao consumo da sua propriedade. 


Qual opção escolher? 


A melhor e mais indicada é a distribuição individual, visto que em 12/07/2021 entrou em rigor a Lei Federal nº 13.312/2016, a qual diz que todos os condomínios, categoria em que os prédios residenciais estão inseridos, devem ter sistemas de medição de consumo e distribuição individuais. Além de oferecer vantagens que são muito mais atrativas.


Vantagens do sistema de distribuição individual: 

  • Cada morador paga exatamente pelo tanto que consumiu;

  • O proprietário consegue ter controle do quanto está sendo gasto mensalmente;

  • A identificação de pontos que possuem vazamentos é feita de forma mais fácil e rápida;

  • O imóvel se torna mais valorizado.

Tem interesse em executar um projeto hidráulico que atenda às suas necessidades e ainda proporcione economia de tempo e dinheiro? Nós, da Ideal Consultoria temos a melhor solução para você!



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo