top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

QUAL O PROFISSIONAL IDEAL PARA O MEU PROJETO ELÉTRICO?



O projeto elétrico contempla as instalações elétricas de uma edificação por meio de diagramas, traçados, distribuição, tabelas, layout entre outras coisas, sendo muito importante para uma edificação mais segura.


Mas afinal, qual o profissional pode realizar este tipo de projeto?


  • Engenheiro Civil


Para que o engenheiro civil possa assinar um projeto elétrico é necessário estar registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Além disso, ele pode ser responsável por um projeto com carga de até 75 kVA, ou seja, projetos elétricos residenciais e comerciais de baixa tensão.


  • Técnico em eletrotécnica


O técnico em eletrotécnica pode projetar, instalar e assinar projetos de até 800 kVA (DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985), bem como exercer atividade de desenhista de sua especialidade.


  • Engenheiro Elétrico


O engenheiro elétrico, ou engenheiro eletricista, é o profissional que projeta os sistemas dos serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações. Ele realiza análise e testes das configurações técnicas, das instalações, materiais e equipamentos.


  • Eletricista


A função deste profissional não é assinar projetos elétricos, mas sim realizar manutenção corretiva/preventiva e preditiva, elaboração de pequenos projetos, execução de instalações e vistoria de instalações. O eletricista é o responsável por assegurar a segurança do sistema e realizar vistorias periódicas para verificar se está tudo nos conformes.


Caso você precise de um projeto elétrico, entre em contato conosco pelo nosso Instagram ou telefone (31) 99376 - 7060.





8.864 visualizações4 comentários

4 Comments


Joelson Moraes
Joelson Moraes
May 27, 2023

Segue um esclarecimento da ABENC - ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS CIVIS.

LINK: http://www.abenc.org.br/artigo/186/competencia-dos-engenheiros-civis-para-projetos-de-instalacoes-eletricas-prediais.

E historicamente sempre foi a Engenharia civil a primeira área para os civis no Brasil a partir de 1772 . Ou seja, Engenharia militar, Engenharia Naval, Engenharia Civil. Engenharia Mecanica. são as primeiras que se tem registro.

Portanto, inquestionavelmente sempre foi da competência do engenheiro civil a elaboração de projetos de instalações elétricas prediais.

Like

Joelson Moraes
Joelson Moraes
May 27, 2023

Todo tipo de edificação, seja residencial, comercial e industrial, tudo que for edificação é de responsabilidade técnica do Eng. Civil.

Like

Joelson Moraes
Joelson Moraes
May 27, 2023

Ao afirmar que o Engenheiro Civil pode assinar até 75 KVA gostaria que mostrasse a resolução do CONFEA que fala desse limite? por gentileza disponibilizar ou faça o favor de retirar essa afirmativa sem a base que define. Pois leva o erro. Por enquanto a Resolução que está em vigor é a 218 e sobre o artigo é o 7° da Resolução 218/1973.

Like
Joelson Moraes
Joelson Moraes
May 27, 2023
Replying to

Não vale a opinião do CREA e sim, a resolução CONFEA que fala desse limite e qual artigo. Pois pelo que sei o Engenheiro Civil pode assinar qualquer projeto elétrico de edificação, pois no artigo 07

diz: Art. 7º - Compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE FORTIFICAÇÃO e CONSTRUÇÃO: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.


Atividade 01 a 18 veja abaixo:


Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica; Atividade 02 - Estudo,…

Like
bottom of page