Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL




Gerando entulho tanto em etapas de construção quanto de demolição, a construção civil é atualmente uma das atividades com maior geração de resíduos sólidos. Diretamente ligada ao desenvolvimento econômico, seu impacto ambiental é inegável. A destinação correta desses materiais não deve ser vista como uma soma de gastos, mas um investimento em um futuro onde poderemos habitar em lares melhores e mais saudáveis.


Atualmente existem diferentes técnicas construtivas que proporcionam a redução de resíduos:


Construções em Steel Frame, que é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado, reduzem significativamente a quantidade de matéria prima empregada na obra, além de reduzir significativamente o tempo de construção;


Construções com Tijolos Ecológicos, além de reduzirem a quantidade de entulho produzidos no canteiro de obra, proporcionam sua reutilização como matéria prima.


O entulho pode ser classificado em diferentes classes, possibilitando um maior controle do seu destino e contribuindo com a redução do seu impacto ambiental.

  • Classe A: Podem ser facilmente reutilizados na própria construção civil: alvenarias, concreto, argamassas e solos;

  • Classe B: São utilizados no próprio canteiro de obra ou encaminhados para a reciclagem: madeira, metal, plástico, papel, gesso, vidro;

  • Classe C: Ainda não possuem tecnologia para reciclagem;

  • Classe D: Resíduos perigosos que necessitam de um manejo específico para garantir a não agressão ao meio ambiente, como tintas solventes e óleos.


Cada classe possui alternativas específicas para a redução de seu impacto ambiental e todos os agentes envolvidos na geração, transporte e destino final, possuem a responsabilidade sobre os efeitos nocivos gerados por esse material.


A aplicação dos “Três Erres” pode ser uma boa ferramenta para uma melhor gestão de resíduos. Sempre que possível planeje muito bem o que será construído para REDUZIR a necessidade de demolir e refazer o que foi feito. REUTILIZE, ou sempre que possível, proporcione a reutilização, por outras pessoas, de materiais que você não irá utilizar mais. RECICLE todos os materiais que puder, isso irá diminuir a demanda pela extração de diferentes tipos de matérias primas do meio ambiente.


No intuito de reduzir o entulho em sua obra, sempre se planeje para contratar equipes qualificadas desde a fase de elaboração de projetos até a fase de execução de sua obra. A Ideal Consultoria estará sempre à disposição para te ajudar a realizar seu sonho com a elaboração de projetos de qualidade, evitando problemas futuros nas edificações e, consequentemente, reduzindo o volume de resíduos produzidos.



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo