Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

TIPOS DE MURO DE ARRIMO



O QUE É?


O muro de arrimo, conhecido também como muro de contenção ou sustentação, é uma estrutura resistente formada por blocos, destinado a estabilizar encostas e resistir à esforços exercidos pelo solo, água e sobrecargas externas, quando existentes.


COMO É FEITO?


Nesse caso, tanto o solo a ser contido quanto o solo que receberá a fundação do muro de arrimo devem ser analisados, para isso, deve ser feito o laudo de sondagem a fim de conhecer as cargas aplicadas e resistência do sistema estrutura-solo, dessa forma, conhecendo o solo, a estrutura de contenção é devidamente dimensionada.


TIPOS


De maneira geral, podemos classificar os muros de arrimo em dois grupos principais:


  • Muros de gravidade: são estruturas corridas que realizam contenção do maciço de solo por meio de uma combinação entre o seu peso próprio e suas características geométricas, sem ajuda de tirantes ou da contribuição do solo à frente da estrutura. São utilizados para conter desníveis pequenos ou médios, não sendo indicados para desníveis muito superiores a 4,0 metros. Podem ser executados com: alvenaria, concreto ou até com sacos de solo-cimento e pneus.


  • Muros de Flexão: são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apoia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. Em geral, são construídos em concreto armado, tornando-se antieconômicos para alturas acima de 5 a 7m.


Precisa de uma estrutura de contenção na sua obra? quer saber qual tipo de muro usar? gabião, concreto armado, atirantado, entre outras, são tantas opções, né? mas fique tranquilo, nós da Ideal Consultoria definimos qual o melhor tipo de muro para o eu caso, dimensionando este de forma segura e econômica .


Entre em contato conosco e venha saber mais, levando mais segurança e conforto para a sua casa.


2.350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo