Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA ADEQUADA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO


Uma das etapas mais importantes em uma obra é a escolha dos materiais que serão utilizados durante sua execução. Contudo, muitos ainda não dão a devida atenção a esse processo e acabam optando por materiais mais baratos e de procedência duvidosa. Dessa forma, no blog de hoje abordaremos sobre a importância da seleção adequada desses insumos.


  • O que são materiais de construção?

Os materiais de construção são definidos como todo e qualquer insumo utilizado na construção ou reforma de casas, prédios, estradas, pontes, entre outros. Eles estão compreendidos desde a locação e infraestrutura da obra até sua fase de acabamento, variando de um simples prego até alguns mais elaborados, como o concreto armado.

Eles são responsáveis por uma grande parte do custo da obra. Sendo assim, o cuidado na hora de seleciona-los é de grande importância para controlar o orçamento e evitar problemas futuros.


  • Critérios para a seleção dos materiais

Para a execução de uma obra, não basta ir até o fornecedor e comprar os materiais que julgar necessário. Para isso, é preciso conhecer suas propriedades, saber como eles se comportam, a quais circunstâncias estarão submetidos, etc.


Os materiais de construção podem ser classificados quanto a sua origem, ou seja, obtidos diretamente da natureza, como a areia, a água e as rochas, ou obtidos de forma artificial, por processos industriais físicos e/ou químicos, como o cimento, tijolos, telhas e o aço. Existem aqueles que são provenientes da combinação entre esses dois tipos, que é o caso do concreto e da argamassa.


Eles também podem ser divididos quanto a sua função, por exemplo, existem materiais com função estrutural que possuem o objetivo de suportar as cargas e demais esforços atuantes na estrutura.


Além de se atentar a tais características é preciso verificar a procedência e a qualidade desses insumos, pois esses fatores também são comprometedores em uma construção.



  • Problemas relacionados a escolha inadequada dos materiais

Um material de qualidade ruim ou utilizado de forma inadequada, pode resultar em novos custos de manutenção e reforma, anulando a economia feita inicialmente, que na maioria das vezes é sempre uma má ideia. Além disso, essa atitude pode resultar em graves consequências, colocando em risco a integridade da construção e também das pessoas.


Um dos fatos que bem retrata essa situação foi o ocorrido com o edifício Palace II em 1998. Ele possuía 22 andares e 172 apartamentos, e seus moradores relatavam que ao tentar colocar pregos nas paredes era como se elas se desfizessem. O prédio acabou sofrendo um desabamento parcial, deixando 130 famílias desabrigadas e 8 mortos.


Foram encontradas diversas rachaduras nas paredes dos apartamentos, fazendo com que a parte que restou precisasse ser implodida. Além dos erros de cálculo e na execução da obra, um dos principais problemas foi a baixa qualidade dos materiais, pois laudos constataram a utilização de um concreto fraco, com muitas bolhas de ar e a possível utilização de areia do mar, já que algumas conchas foram encontradas entre os destroços.




Saiba que na Ideal Consultoria, nós sempre prezamos pelo conforto e integridade dos nossos clientes, buscando indicar e incluir os materiais de melhor qualidade em nossos memoriais descritivos e orçamentos de obras. Não se esqueça de continuar acompanhando os nossos blogs e entre em contato conosco para sanar qualquer dúvida eventual.




102 visualizações0 comentário