ALTERNATIVAS PARA UMA CONSTRUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

ALTERNATIVAS PARA UMA CONSTRUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL

Atualizado: 23 de nov. de 2020



A construção civil é uma das atividades humanas que mais degrada o meio ambiente devido ao descarte inapropriado no ambiente, fabricação de materiais com matérias primas não renováveis e utilização de energia de forma intensiva. Visto isso e sabendo da importância de preservar o meio ambiente, é necessário pensar em maneiras para que a construção civil e a natureza possam viver em harmonia através de alternativas mais sustentáveis.


Para começar, optar por materiais sustentáveis é muito benéfico para o meio ambiente e atualmente, no mercado, existe uma enorme variedade de materiais sustentáveis, que desde sua fabricação são pensados de modo a reduzir a poluição.


Um exemplo é o tijolo ecológico, que pode ser uma alternativa muito eficiente pois, diferente do tijolo comum, é feito de matéria prima sustentável e é produzido de maneira a não liberar gases poluentes no ambiente. Além disso, tem a vantagem de dar um maior conforto térmico, acústico e possuir uma alta resistência.


Outros materiais que ajudam na sustentabilidade e que são facilmente encontrados são: iluminação de LED, bioplástico, para construção de piso e rodapés, madeira de demolição para decoração, tintas ecológicas, entre outros.


O telhado verde é uma solução que se trata de cobrir com vegetação telhados e lajes, trazendo vários benefícios, tanto para os usuários quanto para o meio ambiente. Ele ajuda na diminuição da poluição, melhora o isolamento acústico e térmico da residência, reduz o consumo de energia e auxilia na drenagem da água, além de embelezar a edificação.



Outra alternativa que vem sendo muito usada é o uso da energia solar, um tipo de energia renovável, considerada a fonte de energia do futuro, por ser gerada sem emitir gases poluente, sendo uma energia limpa e renovável, uma excelente alternativa para a sustentabilidade. Esse tipo de energia pode ser dividida de algumas formas na construção, sendo elas a energia solar térmica, que é voltada para o aquecimento de fluidos e a energia fotovoltaica, que é para geração de energia elétrica.



A captação e reuso de águas pluviais é uma alternativa que permite o aproveitamento da água das chuvas, através de meios que captam essa água da melhor forma, armazena e desinfeta para ser usada posteriormente em locais que não necessitam de água potável, como por exemplo, em torneiras de jardins, bacia sanitária, entre outros.


Se você ficou interessado nessa alternativa e quer colaborar com o meio ambiente, entre em contato conosco através das nossas redes sociais.


Por Karina Oliveira

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page