Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

CANTEIRO DE OBRAS: O QUE É NECESSÁRIO ANTES DE COMEÇAR A CONSTRUIR?



Muitas pessoas têm o sonho de conquistar sua casa própria, ou de investir na construção de um estabelecimento comercial. Mas você já se questionou a respeito do que seria preciso fazer antes de se colocar o primeiro tijolo?


A etapa inicial é muito importante e refletirá diretamente no bom desenvolvimento da sua construção. Pensando nisso, neste blog explicaremos sobre os principais pontos que devem ser previamente considerados, afim de evitar problemas que só seriam identificados no canteiro de obras.


O que é um canteiro de obras?


De forma sucinta, um canteiro de obras pode ser definido como uma área ou terreno onde estão ocorrendo trabalhos de construção. Isso engloba qualquer tipo de construção, como estradas, prédios, casas, pontes, estações de energia e outros diversos projetos de engenharia.



Os canteiros de obras são ambientes potencialmente perigosos. Para minimizar os riscos, é importante estar ciente das questões de saúde e segurança e implementar medidas para reduzir seu impacto.


Dentro desse ambiente, várias atividades ocorrem em momentos diferentes, sob o mesmo plano. Para que tudo saia conforme o esperado, alguns passos burocráticos e outros preditivos devem ser levados em conta, os quais discutiremos a seguir.


Elaboração dos projetos


A primeira e uma das mais importantes etapas de uma construção deve ser a elaboração dos projetos. Um projeto de qualidade é sinônimo de uma obra bem-sucedida. Sendo assim, não hesite em contratar profissionais capacitados para esse serviço, como a Ideal Consultoria.


Esse é o momento de colocar todas as ideias no papel, esclarecendo todas suas dúvidas, identificar pontos críticos relacionados à construção ou terreno e criar as melhores soluções.


Além disso, lembre-se: não existe apenas um projeto. Para uma obra ser realizada, é necessário ter em mãos o projeto estrutural, arquitetônico, elétrico, hidrossanitários (entre outros, se preciso).


Definição dos gastos


Tendo os projetos em mãos, é preciso realizar a definição dos gastos. Sendo assim, um planejamento financeiro é fundamental para prever o quanto será empregado em materiais, equipamentos e serviços.


Isso permitirá com que você tenha uma estimativa de quanto será preciso investir, não se depare com gastos inesperados, realize uma comparação entre os valores reais e previstos, possua maior segurança frente a obra e consiga até mesmo economizar.


Documentação


Alguns documentos e licenças são exigidos no processo de regularização de uma obra, principalmente pela esfera pública. Dessa forma, é importante atentar-se a tais exigências, evitando possíveis multas e problemas com fiscalização.


As normas costumam variar consideravelmente entre diferentes munícipios. Assim, é preciso verificar o Código de Obras (instrumento que permite à Administração Municipal exercer o controle e a fiscalização do espaço edificado e seu entorno) da cidade onde a obra está localizada.


Planejamento da obra


Após a conclusão dos itens supracitados, é hora de realizar o planejamento da obra. Para isso, é importante atentar-se a fatores como: prazo de entrega final e parcial, fornecimento de material, período do ano (atentar-se aos períodos chuvosos), mão de obra, etc.


É importante que todos os envolvidos em uma obra possuam acesso ao planejamento, possibilitando que conheçam as tarefas que serão desenvolvidas e atentem-se aos prazos estabelecidos.


Compra dos insumos


A compra dos materiais é uma das últimas etapas que antecedem o início das obras. Contudo, é importante que ela seja prevista durante o planejamento, pois determinados produtos são difíceis de se encontrar e nem sempre estão disponíveis dentro da quantia necessária.


Realizando essa antecipação, é possível realizar um planejamento mais assertivo, otimizando gastos e evitando situações como a falta e desperdício de recursos.



Agora que você já conhece um pouco melhor sobre o canteiro de obras e as etapas que antecedem a construção, é hora de começar a planejar a realização dos seus sonhos. Para isso, conte com a ajuda da Ideal Consultoria. Estaremos sempre disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo